Justiça Federal adere à Campanha Março Azul para prevenção do câncer colorretal

Secom JFAL

Cor da fachada foi alterada em apoio à Campanha “Março Azul 2024”
Crédito da foto: Secom JFAL

Durante todo o mês de março, quem passa pelo edifício-sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) percebe que a fachada da Seção Judiciária está iluminada de azul. A medida representa o apoio à Campanha “Março Azul 2024”. A iniciativa, que conta colaboração da JFAL, é promovida pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de intestino, uma das principais causas de mortalidade por câncer no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, a estimativa é que sejam identificados 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil, potencialmente afetando mais de 136 mil brasileiros. O Inca destaca um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, distribuídos entre 21.970 homens e 23.660 mulheres. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do DataSUS, referentes a 2020, indicam que 20.245 pessoas faleceram devido ao câncer de cólon, reto e ânus, ressaltando a necessidade urgente de ações preventivas e de conscientização.

Sintomas e medidas preventivas

Atualmente, cerca de 85% dos casos de câncer de intestino são diagnosticados em estágios avançados, o que eleva os custos do tratamento e reduz as taxas de cura de um dos tipos de câncer mais comuns e letais no Brasil.

Os sintomas principais da doença incluem alterações recentes no hábito intestinal, como diarréia ou constipação persistentes, presença de sangue nas fezes, cólicas abdominais persistentes, dor durante a defecação e/ou sensação de evacuação incompleta, redução do apetite, possivelmente acompanhada de perda de peso, e anemia.

A prevenção do câncer de intestino está fortemente relacionada a um estilo de vida saudável, que engloba a prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, cessação do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas.

A campanha recebe apoio institucional da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), além do endosso de várias outras entidades.

_Para saber mais sobre a campanha, acesse: _https://www.marcoazul.org.br/

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade