Servidores participam de curso de capacitação para Sistema Eletrônico de Execução Unificado
O Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) é uma ferramenta que conecta mais de 1,5 milhão de processos de execução penal no país e está presente em 35 tribunais. Entre os seus benefícios, o sistema também permite o acesso simultâneo em tempo real dos diferentes atores envolvidos em um caso. Pensando na importância de um bom uso do instrumento, os servidores e magistrados da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participam do curso de capacitação para utilização da plataforma desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A formação, realizada nesta quinta-feira, 7, no miniauditório da sede da JFAL, localizada no bairro da Serraria, em Maceió, reuniu servidores das Varas. Nesta sexta, o curso atenderá aos diretores de Secretaria e juízes.
O curso, promovido durante todo o dia, atendeu exclusivamente a servidores da própria JFAL. Nesta sexta-feira, 8, quando a segunda e última parte do curso é realizada, o público alvo pela manhã serão servidores da assessoria jurídica, direção de secretaria e magistratura. À tarde, a capacitação recebe exclusivamente os servidores do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU).
O processo de capacitação assegura um melhor manuseio e aproveitamento do sistema eletrônico, resultando em uma otimização na resolução de processos. Foi o que relatou Plínio Rocha, servidor da Justiça Federal em Sergipe (JFSE) e instrutor das aulas. “O curso irá agregar às boas práticas e utilização do sistema, junto com uma redução no tempo de tramitação de processos. É uma qualificação não só interna, para a vara, mas também para o jurisdicionado, que terá um processo judicial mais eficiente”, contou.
O treinamento se torna essencial, principalmente, para aqueles que atuam em áreas de contato com a execução penal. Diana Helena, técnica judiciária na 8ª Vara Federal, em Arapiraca, avaliou a capacitação como muito proveitosa. “Na Secretaria, nós trabalhamos com processos penais e cíveis. Esse curso é muito importante porque nos ajuda a realizar da melhor forma o andamento processual”, destacou a servidora.
O Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) é oferecido e atualizado de forma gratuita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e permite a interligação com outras políticas de cidadania, como a emissão de documentos a partir de lista de pré-egressos (pessoas prestes a deixar o cárcere).