Simpósio de Síndrome de Down acontece neste final de semana no auditório da Justiça Federal em Alagoas
No mês de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A celebração, instituída pela ONU no dia 21, é um significado de luta e inclusão às pessoas com deficiência. Pensando na data, o Instituto Amor 21, organização formada por pais, familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Down, realiza um seminário científico, com programação voltada às áreas da saúde, educação e do Direito.
O evento acontece nos dias 16 e 17 próximos, sábado e domingo, no auditório da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), na Av. Menino Marcelo, no bairro da Serraria, em Maceió. O seminário recebe diferentes palestras sobre assuntos que se relacionam com a causa. Entre as ações, o juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo fará uma apresentação sobre direitos humanos, Lei Brasileira de Inclusão Social, e aspectos práticos e jurídicos da inclusão social das pessoas com deficiência.
Nos dois dias de evento, a programação começa às 8h. No sábado, a previsão é de terminar às 17h40 e, no domingo, às 17h. A iniciativa busca, cada vez mais, promover maior integração entre pais e pessoas portadoras da Síndrome de Down, em relação à sociedade e seus diferentes âmbitos, sejam profissionais, escolares e familiares.
Instituto Amor 21
Inicialmente formado por um grupo de mães, o Instituto Amor 21 tinha o objetivo de acolher outras mães de crianças com síndrome de Down, priorizando a troca de experiências e apoio mútuo.
Atualmente, existem mais de 200 famílias associadas à organização, a qual tem como
finalidade promover ações na área de educação, saúde, esporte, cultura e lazer, além de
informar sobre as potencialidades das pessoas com Síndrome de Down. Os familiares também defendem a inclusão efetiva, ampla, geral e irrestrita dessas pessoas em todos os segmentos.