Gabinete de Conciliação define planejamento para a 5ª Região em 2024
No último dia 8 de março, sexta-feira, a sede da Justiça Federal no Ceará (JFCE) sediou uma reunião presidida pelo corregedor-regional da Justiça Federal na 5ª Região, desembargador Leonardo Carvalho, com os coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) dos seis estados que compõem a Região.
O encontro teve como objetivo definir o planejamento das ações do Gabinete de Conciliação para o ano de 2024 e contou com a presença da juíza federal Gisele Sampaio, diretora do foro da JFCE; o juiz auxiliar da Corregedoria, Bruno Carrá; o procurador federal Helton Heládio Costa Lima Sales, e a assessora da Corregedoria-Regional do TRF5, Rogéria Magalhães.
Um dos pontos altos do encontro foi a avaliação da 1ª Semana Regional de Conciliação e Cidadania, realizada em 2023. A Corregedoria apresentou um relatório que destacou números expressivos, evidenciando o impacto positivo das atividades: foram realizadas 2.172 audiências de conciliação, resultando em 1.922 acordos firmados. Além disso, 2.873 pessoas foram atendidas em ações de cidadania, e um montante significativo de R$ 44.479.254,73 foi homologado em audiência.
Os magistrados presentes tiveram a oportunidade não apenas de avaliar as boas práticas e lições aprendidas com o evento anterior, mas também de iniciar o planejamento da 2ª Semana Regional de Conciliação e Cidadania, prevista para 2024. A iniciativa ratifica o esforço da Justiça Federal na 5ª Região com a promoção da conciliação e o acesso à justiça, demonstrando o empenho em resolver conflitos de forma rápida, eficiente e pacífica.
PARTICIPANTES - Representando os CEJUSCs e enriquecendo o debate, além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes: o juiz federal Dartanhan Vercingetórix de Araújo e Rocha (CEJUSC-Fortaleza/CE), juíza federal Daniela Zarzar Pereira de Melo Queiroz (CEJUSC-Recife/PE), juíza federal Adriana Hora Soutinho Paiva (CEJUSC- Serra Talhada/PE), juíza federal Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega (CEJUSC-João Pessoa/PB), juiz federal Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar (CEJUSC-Maceió/AL), juíza federal Gisele Maria da Silva Araújo Leite (CEJUSC-Natal/RN), juiz federal Fabrício Ponte de Araújo (CEJUSC-Mossoró/RN) e juiz federal Pedro Esperanza Sudário (CEJUSC-Aracaju/SE).