Páscoa: programa de voluntariado leva caixas de chocolate a instituições de acolhimento de crianças e adolescentes
O Programa de Voluntariado da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) possibilitou a oferta de uma Páscoa mais doce e saborosa para crianças e jovens atendidos por seis entidades que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade social em Maceió. Mais de 170 caixas de chocolate foram arrecadadas com a ação, promovida junto a servidores da instituição federal. A alegria tomou conta das crianças que receberam as caixas de doces, na tarde desta terça-feira, 26. Foram os próprios servidores que, de forma espontânea, se dispuseram a fazer a entrega na Legião da Boa Vontade (LBV), Rubens Colaço, Luzinete Soares, Santa Rosa de Lima e o Projeto Assejuf.
O idealizador do projeto, juiz federal da 1ª Vara, Felini de Oliveira Wanderley, afirma que as atividades solidárias desenvolvidas na JFAL permitem maior sensibilidade e olhar humanizado a quem mais precisa. “O objetivo maior é que cada um doe um pouquinho de si em favor do outro, como aconteceu hoje. É despertar a empatia, a solidariedade, o altruísmo”, considerou o magistrado. A coordenadora da Seção de Qualidade de Vida da JFAL, Carolinne Rodrigues, trabalhou para promover o engajamento dos servidores na ação. Para ela, o resultado não poderia ser melhor. “Os servidores entenderam bem a importância da iniciativa. Levar um momento de alegria para crianças carentes é gratificante”, avaliou. Carolinne antecipou que outras ações semelhantes deverão acontecer no decorrer do ano.
Criança protagonista
A Legião da Boa Vontade (LBV), instituição localizada no bairro do Barro Duro, recebeu os servidores de forma calorosa com todas as crianças que estavam presentes. Arivaldo Oliveira, gestor administrativo da entidade, considerou a iniciativa importante, por valorizar todos os pequenos que, por muitas vezes, não têm a chance de comer um chocolate na época de Páscoa. “A criança é a protagonista da nossa história e quando permitimos a ela um presente tão simbólico, como o chocolate, é muito gratificante. É uma data que representa muito para a criança, nem todas têm a oportunidade de receber a lembrança. Ações como essa são um resgate da cidadania”, contou.
O momento de receber o chocolate na época de Páscoa, além de ser muito saboroso, também relembra valores como a harmonia e a fraternidade. Diante disso, nada mais justo do que aproveitar a data e dividir doces entre as pessoas queridas à nossa volta. É o que vai fazer José Nicolas, de 10 anos. “Estou muito grato a todos vocês. Não vejo a hora de comer esses chocolates e também poder dividir com a minha irmã em casa”, falou alegre.
O abrigo Luzinete Soares, que acolhe e protege meninas menores de idade que estão em medida protetiva, também foi um dos escolhidos para participar da ação e foi o segundo a ser visitado pelo grupo de voluntariado. A instituição Rubens Colaço foi a terceira a ser visitada e atua recebendo crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade. No local, elas têm acesso a diferentes tipos de atividades recreativas e pedagógicas, assim como alimentação e outros tipos de apoio.
Momento especial
O Santa Rosa de Lima é uma instituição religiosa presente no bairro do Jacintinho, em Maceió, há mais de 35 anos e atua educando e acolhendo crianças de diferentes idades. Iara Santos de Santana, uma das responsáveis, conta que as crianças recebidas no local muitas vezes não têm o apoio necessário para o seu desenvolvimento pleno fora da instituição. “Para essas crianças, a Páscoa é um momento muito especial, ainda mais na realidade que estão inseridas. Eles sempre me perguntam: ‘a gente vai ganhar chocolate?’ e eu respondo: ‘não sei’. Mas hoje vou dizer para eles que eles vão ganhar chocolate”, contou, emocionada.
O Lar de Amparo a Criança para Adoção (LACA) foi fundado há 16 anos e é uma iniciativa particular que acolhe crianças de 0 a 6 anos. Clarita Lucena, fundadora da instituição, conta que a entrega das caixas foi um momento de alegria em meio ao cenário de vulnerabilidade pelo qual essas crianças passaram. “Todas elas vêm de um passado muito difícil e já tiveram algum direito violado. Elas amam chocolate e vão ficar muito felizes com a entrega dessas caixas”, relatou.
O Projeto Assejuf, localizado na sede da Justiça Federal, atende as crianças que vivem na região próxima à instituição. A Casa Lar Semas também foi um dos locais selecionados para receber as doações, mas por motivos de logística, a entrega será realizada nesta quarta-feira, 27.
Programa de Voluntariado
A iniciativa do programa de voluntariado prevê uma série de ações sociais programadas pela JFAL, com a estreia da ação nesta terça, com a Páscoa Solidária. Entre as diversas atividades planejadas, destacam-se ações como doações de brinquedos, roupas, móveis e utensílios domésticos, promoção de saúde e assistência social.
O programa também destaca o compromisso da instituição não apenas com a aplicação imparcial da lei, mas também com o fortalecimento dos laços sociais e a construção de um futuro mais inclusivo e solidário para todos.