Serp integra os registros públicos do país e aperfeiçoa serviço do judiciário
Já está disponível a todos os magistrados, previamente cadastrados na Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), um sistema inovador que conecta todas as serventias de registros públicos do país, facilitando a consulta a bases de dados de cartórios extrajudiciais de maneira integrada.
No último dia 02 de abril, foi disponibilizado o Módulo SERP-JUD, que foca no atendimento das demandas públicas originadas pelo Poder Judiciário e demais entidades do sistema de Justiça. Esse módulo pode ser acessado tanto pela Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) quanto pelo endereço oficial https://serp.registros.org.br/, com autenticação através do certificado digital ICP-Brasil, do Sistema de Autenticação Eletrônica do Registro Civil (IdRC) ou pelo serviço de autenticação da PDPJ.
Dentre as ferramentas eletrônicas já em operação, encontram-se a Busca de Certidões do Registro Civil das Pessoas Naturais (com a possibilidade de solicitação de segunda via de certidões); a Pesquisa Nacional de Bens, no âmbito do Registro de Imóveis; a Busca de Pessoas Jurídicas e a Busca da Central Nacional de Garantias (referentes ao Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas).
Nos meses seguintes, espera-se a adição de novos serviços à plataforma, sem impactar a operação dos sistemas já existentes, como a Central de Informações do Registro Civil das Pessoas Naturais (CRC-JUD), o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC), entre outros. Estes continuarão em funcionamento até sua completa integração ao SERP.
Os canais de suporte específicos estão disponíveis para esclarecer dúvidas e otimizar a experiência dos usuários são:
Operador Nacional do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos: suporte@registros.org.br e contato@onserp.org.br;
Conselho Nacional de Justiça: sistemasnacionais@cnj.jus.br.