Eventos visam potencializar uso de ferramentas em tecnologia da informação na 5ª Região
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) se prepara para sediar um evento de extrema importância na modernização de seus processos judiciais. No próximo dia 22 de abril acontece um treinamento presencial para diretores de Secretaria, focado no uso das ferramentas em Tecnologia da Informação (TI). Será o lançamento da ferramenta Cassandra, desenvolvido no âmbito da Residência em Tecnologia da Informação, com a finalidade de automatizar atividades de expedição de Requisitórios. Além disso, no dia 26, será realizado um webinar de divulgação de todos os produtos da Residência em TI da JFAL, este, através da plataforma Zoom.
O objetivo da programação é oferecer orientações detalhadas sobre o uso das ferramentas e apresentar uma visão abrangente dos produtos modernizadores desenvolvidos na Seção Judiciária de Alagoas. Além disso, será um dos fios condutores a expansão do Cassandra, produto criado a partir de uma colaboração com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e promete o aumento de produtividade em até 50% nas expedições de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e precatórios emitidos pela corte.
Mais celeridade
O diretor da Secretaria da 3ª Vara, Gunnar Dorneles Trennepohl enfatiza que o uso do Cassandra, bem como das ferramentas desenvolvidas pela residência, afetam diretamente as atividades no judiciário. “Todos os produtos desenvolvidos pela residência têm a intenção de dar celeridade e efetividade à prestação jurisdicional. O Cassandra surgiu de um trabalho conjunto com o nosso Tribunal, ouvindo as necessidades e sugestões de diversos diretores de Secretaria, otimizando ainda mais a ferramenta para cumprir seu objetivo. Graças ao êxito do Cassandra, estaremos expandindo para todas as unidades que utilizam o PJE 2.x”, explicou Trennepohl.
Tanto o webinar quanto o treinamento realizados ainda esse mês irão servir para além de um case dos produtos, mas designa um norte para novas atividades, como explica a diretora-geral do TRF5, Telma Motta. “A JFAL e a Residência em TI foram muito felizes na elaboração e escolha dos produtos a serem trabalhados. A ideia desse encontro é que as Varas de JEFs [Juizados Especiais Federais], que estão testando as ferramentas para a implementação, deem também seu feedback. Esse encontro tem como objetivo ouvir, buscar melhorias e idealizar novos projetos. À medida que vamos fazendo as ações, com a demanda, outras ideias vão surgindo. É uma troca de ideias para formular novas medidas”, disse a diretora.
Ela acrescentou ainda, que as ferramentas da Seção Judiciária de Alagoas dão um passo ainda mais largo na modernização de toda a 5ª região. “Com o apoio do TI do tribunal, a residência em TI da JFAL, desenvolveu ainda mais essa ferramenta já pensada por eles [Cassandra]. Além do Cassandra, a juntada de documentos nos nossos sistemas com o Clique Junte, é um ganho incrível. São várias ferramentas que a JFAL vem elaborando e só tem a agregar valor e agilização”, concluiu.
Residência em TI
Até agora, os produtos da Residência em TI já geraram um impacto econômico de mais de R$ 5 milhões, assim como mais de 55 mil horas de trabalho poupadas pelos servidores, que foram convertidas no exercício de outras atribuições.
A residência em Desenvolvimento de Sistemas e Inteligência Artificial é uma parceria entre a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo da residência é agregar valor à Justiça Federal e à sociedade, com produtos inovadores que garantem uma prestação jurisdicional mais célere, mais eficiente e de melhor qualidade.
Mais informações a respeito das ferramentas da Residência, bem como suas métricas estão disponíveis no site residencia.jfal.jus.br