5ª Vara Federal de Alagoas arrecada mais de 7 milhões no primeiro leilão de 2024
Nos dias 15 e 19 de abril, a 5ª Vara Federal de Alagoas, privativa de Execuções Fiscais, realizou o primeiro leilão sob a gestão do magistrado Sérgio de Abreu Brito.
Realizado o leilão na modalidade online, a primeira praça, ocorrida em 15 de abril, contou com a participação de mais de cinquenta pessoas na sala virtual, ocasião em que foram apregoados 18 imóveis relativos a processos vinculados a esta serventia, sendo que 3 deles foram arrematados na primeira praça, pelo valor da avaliação, totalizando um montante de R$ 1.121.000,00 (um milhão cento e vinte e um mil reais), com imóveis bastante disputados, em que o valor final chegou a quase cinco vezes o lance mínimo.
Além disso, houve proposta formulada diretamente nos autos da execução fiscal, para aquisição de outros 8 imóveis no valor de RS 364.000,00 (trezentos e sessenta e quatro mil reais - valor da avaliação).
Na segunda praça, realizada em 19 de abril, os 7 imóveis restantes foram arrematados, alcançando-se o total arrecadado aos cofres públicos de R$ 7.190.500,00 (sete milhões cento e noventa mil e quinhentos reais).
O juiz federal Sérgio Brito destacou que, além da arrecadação advinda diretamente destas arrematações, o leilão também teve papel decisivo para a realização de grande número de parcelamentos efetivados por devedores junto à Fazenda Pública, suspendendo o curso das respectivas execuções. Ainda segundo o titular da 5ª Vara Federal, a unidade tem como meta realizar pelo menos três hastas públicas por ano, para dar maior celeridade e efetividade aos processos de execução fiscal.