Magistrados e servidores participam de etapa final do curso de Formação de Formadores

O curso de Formação de Formadores (FOFO) teve a sua etapa final realizada na sede da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), nesta segunda-feira, 22. A formação teve início no dia 21 de fevereiro, quando foi realizada sua primeira etapa até o dia 23. Posteriormente, entre os meses de março e abril, foi a vez do segundo módulo ser concluído de forma online. A formação foi conduzida pelo juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Vladimir Vitovsky e pelo juiz de direito no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Fábio Póvoa.

O 3° módulo, etapa final do curso, trouxe uma reflexão de tudo que foi repassado nas duas primeiras fases, como afirma Vladimir Vitovsky. “O terceiro módulo do curso consiste numa ressistematização de tudo aquilo que foi visto nos dois módulos anteriores. É importante resgatar todos os conceitos que foram trabalhados desde o módulo 1 e, com isso, ir apresentando novas dinâmicas para os participantes. A comunicação atravessa todos os módulos. Nós discutimos estratégias, a empatia e a resolução de problemas”, contou.

Secom JFAL

Vladimir Vitovsky e Fábio Póvoa são juízes federais e conduziram o curso de Formação de Formadores
Crédito da foto: Secom JFAL

Os condutores da formação também puderam observar a associação feita pelos integrantes, entre o curso e episódios vivenciados no cotidiano da carreira jurídica dos participantes, como destacou o também orientador do FOFO, Fábio Póvoa. “Foi uma turma muito participativa, deu para perceber a contextualização deles no cotidiano. Alguns, inclusive, já trouxeram nesse intervalo entre os módulos, experiências bem sucedidas nas formações que eles já atuaram, coisas que vão além até daquilo que a gente já explorou”, revelou.

Secom JFAL

Aline Soares atua como juíza federal na JFAL e afirmou sua recomendação do curso a todos que tiverem a oportunidade
Crédito da foto: Secom JFAL

Os exercícios que são repassados no curso, desde as primeiras aulas, sempre puseram em destaque o papel da comunicação no meio jurídico. O saber ouvir e se colocar no lugar do outro foi um aprendizado presente em quase todas as atividades propostas, como afirmou a juíza federal e participante do curso, Aline Soares. “Foi percebido no curso uma disrupção, no que diz respeito à própria comunicação do magistrado. Principalmente em alguns exercícios de escuta ativa, fica clara a percepção de que o mais importante do que o que comunicamos, é como comunicamos”, falou a magistrada.

O FOFO é oferecido pela Escola de Magistratura Federal (Esmafe), com apoio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). Com a conclusão das três etapas, o participante já se torna habilitado a integrar, como formador, cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

**O FOFO **

O curso destina-se à capacitação de magistradas e magistrados, servidoras e servidores interessados em desenvolver fundamentos da ação pedagógica, a docência no contexto da magistratura, diretrizes pedagógicas da Enfam, desenvolvimento de competências, taxionomia das competências cognitivas complexas, metodologias ativas, planejamento da aula, processo avaliativo e elaboração de plano de curso.

Ao final da ação, espera-se que as formadoras e os formadores sejam capazes de exercer a docência, atuando no planejamento, implementação e avaliação de ações de formação no contexto da magistratura, segundo as Diretrizes Pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade