Webinar capacita servidores e apresenta inovações em TI na Justiça Federal da 5ª Região
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) tem modernizado ainda mais o uso de suas ferramentas. Para isso, tem desenvolvido produtos através da residência universitária em tecnologia da informação. Com o objetivo de preparar os servidores de toda a 5ª Região no uso desses instrumentos, a JFAL realiza nesta sexta-feira, 26, o webinar de divulgação de todos os produtos da Residência em TI da JFAL, através da plataforma Zoom, através do endereço https://encurtador.com.br/goBU0. A reunião em conjunto o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) aproveita o momento para a regionalização da ferramenta Cassandra, capaz de aumentar a produtividade em até 50% nas expedições de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e precatórios emitidos pela corte.
Até agora, os produtos da Residência em TI já geraram um impacto econômico de quase R$ 6 milhões, assim como mais de 58 mil horas de trabalho poupadas pelos servidores, que foram convertidas no exercício de outras atividades. Porém, esse número pode ser ainda maior, com a adesão total e o conhecimento das ferramentas por todos aqueles que compõem o corpo judiciário, como cita o diretor da Secretaria da 3ª Vara e coordenador do projeto de Residência da JFAL, Gunnar Dorneles Trennepohl.
Ele enfatiza que a adesão dos produtos vem sendo muito boa, mas que com o uso efetivo de todos os servidores, esses números podem ser ainda maiores. “Observamos que muita gente ainda não tem conhecimento dos produtos. São ferramentas que ajudam o funcionamento das unidades, e o webinar é uma forma que encontramos na parceria com o Tribunal, de fazer com que a informação chegue nas unidades e que possam ser utilizados de maneira a melhorar ainda mais o serviço. Um minuto ou dois que ganhamos por servidor, no final do mês é uma quantidade enorme de economia”, explicou Trennepohl.
Residência em TI
A residência em Desenvolvimento de Sistemas e Inteligência Artificial é uma parceria entre a Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo da residência é agregar valor à Justiça Federal e à sociedade, com produtos inovadores que garantem uma prestação jurisdicional mais célere, mais eficiente e de melhor qualidade.
Mais informações a respeito das ferramentas da Residência, bem como suas métricas estão disponíveis no site residencia.jfal.jus.br