Abril Verde: Justiça Federal promove ações sobre segurança no trabalho
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realizou nesta quinta-feira, 25, uma ação em alusão a campanha Abril Verde, iniciativa que busca conscientizar os trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. O primeiro passo para garantir um ambiente profissional seguro é compreender que acidentes e doenças ocupacionais podem ser evitados. Com a consciência da possibilidade de riscos laborais, o Espaço Saúde da JFAL desempenhou um papel de incentivo à orientação de medidas preventivas e a fiscalização das condições de trabalho.
As ações educativas buscam garantir que cada indivíduo possa exercer suas atividades profissionais de forma segura e digna, como destacaram Felipe Mendes e Letícia Rocha, do Espaço Saúde da JFAL, que conduziram a atividade. “A campanha do Abril Verde promove um benefício mútuo entre empregador e colaborador. A partir do momento em que lesões e outros problemas de saúde podem ser prevenidos, o rendimento do funcionário não é afetado. É muito importante a promoção de ações de conscientização e melhora do ambiente de trabalho, antes de tudo, pela qualidade de vida do funcionário”, contou Letícia.
“A ação preserva a segurança do trabalhador evita o acontecimento de lesões e doenças ocupacionais. A melhoria de vida e o bem-estar do colaborador deve ser vista como prioridade em um ambiente profissional”, complementou Felipe. A iniciativa se estendeu a diferentes locais da Seção Judiciária, com instruções de segurança e de atendimentos à saúde que podem ser encontrados no próprio prédio do órgão federal.
Muitos trabalhadores pararam para ouvir e contar relatos associados à segurança no trabalho, ou à falta dela, como foi o caso de Juliana Alves, da área de serviços gerais. “Há locais de trabalho que não transmitem esse tipo de informação que a JFAL nos apresenta. Meu esposo, por exemplo, fraturou a coluna após sofrer um acidente enquanto trabalhava, pelo fato de o local não oferecer os instrumentos de segurança necessários. Acho de muita importância compartilhar essas orientações”, relatou.
A ação promovida pela JFAL é um marco no que diz respeito à luta pela segurança e saúde no trabalho, contribuindo com a conscientização coletiva e para a promoção de ambientes laborais mais seguros. Além das orientações repassadas, a iniciativa teve entrega de panfletos informativos sobre segurança no trabalho, desenvolvidos pelos jovens aprendizes da instituição federal.