Comitê Pop Rua Jud participa de escuta acolhedora com pessoas em situação de rua
O Comitê Pop Rua Jud da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participou na sexta-feira que passou, 26, de reunião com escuta acolhedora das pessoas em situação de rua. O momento permitiu também a divulgação do primeiro mutirão Pop Rua Jud, a ser realizado no próximo sábado, 4. A reunião, realizada na Casa de Passagem São Vicente de Paulo (Casa de Ranquines), no bairro Jaraguá, recolheu sugestões e ouviu as necessidades e demandas da população em situação de rua.
O momento é mais um alinhamento para a realização do projeto. Nos meses anteriores, o comitê fechou várias parcerias, a fim de fortalecer o provimento de mutirões, ações de capacitação e de efetivação do acesso das pessoas em vulnerabilidade ao sistema de Justiça.
O preparatório, assim como o próprio PopRuaJud, atendem à Resolução 425/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.
A reunião contou com a presença do coordenador do mutirão Pop Rua Jud, juiz federal Antônio José de Carvalho; o desembargador Tutmés Airan, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL); a promotora de Justiça Karla Padilha; o defensores públicos Isaac Vinícius e os coordenadores do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), Rafael Machado da Silva e Luana Vieira da Silva; o representante da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Alagoas (OAB/AL), advogado Arthur de Sousa Lira; além do assessor do TJAL, advogado Pedro Luís Rocha Montenegro.