Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação da Justiça Federal em Alagoas participa de encontro regional em Recife
O I Encontro Regional das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (CPAMAS) da Justiça Federal da 5ª Região acontece nesta quinta-feira, 9, na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife/PE. A iniciativa é alusiva à Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação, que promove diferentes tipos de ações para debater a temática durante o mês de maio.
O evento é promovido pela CPAMAS/TRF5 e conta com a presença dos membros da CPAMAS da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). No estado, a Comissão é presidida pelo juiz federal Francisco Guerrera Neto e constituída pelos servidores Elisa de Carvalho Salgueiro; Alex Sandro Cardoso da Silva e Paulo Sérgio da Silva Falcão, além da juíza federal Camila Monteiro Pullin. Também fazem parte do colegiado, Kátia Rejane Marques dos Santos, colaboradora terceirizada e a estagiária Andressa Ferreira Vale de Souza.
Durante a programação desta quinta, a desembargadora federal Cibele Benevides e a juíza federal Madja Mourahouve fizeram a apresentação dos resultados da pesquisa realizada no mês de abril, referente à percepção sobre o assédio e a discriminação no âmbito do TRF5 e de cada Seção Judiciária. O levantamento contou com forte engajamento dos servidores da JFAL. Além disso, o juiz federal Lauro Bandeira, da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN), apresentou a proposta de um novo Manual de Acolhimento, com o objetivo de uniformizar a atuação das Comissões da JF5.
Medidas uniformes
A ação que ocorre na capital pernambucana atua como uma forma de efetivar medidas uniformes de capacitação para os membros integrantes das comissões, assim como o engajamento do TRF5 na Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, instituída pela Resolução nº 351/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Por fim, foi realizada uma oficina, para fins de treinamento das equipes com foco no acolhimento às vítimas. A atividade contou com instrutoria da juíza federal Madja Moura (SJRN). “O encontro foi muito proveitoso para o aperfeiçoamento dos trabalhos da CPAMAS. Com ênfase na prevenção e no combate ao assédio e à discriminação, bem como no acolhimento das vítimas, o evento proporcionou à Comissão o acesso às ferramentas necessárias ao aprimoramento da nossa principal missão, que é promover o trabalho digno, saudável, seguro, sustentável e harmônico no âmbito da Justiça Federal de Alagoas”, concluiu o magistrado Francisco Guerrera Neto, presidente da comissão da JFAL.