Juízes federais Guilherme Masaiti e Antônio Araújo são empossados no TRE/AL

Secom JFAL

Competência dos magistrados foi motivo de destaque na posse no TRE/AL
Crédito da foto: Secom JFAL

Os juízes federais Guilherme Masaiti Hirata Yendo e Antônio José de Carvalho Araújo tomaram posse como desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), na condição de titular e substituto, respectivamente. A cerimônia de posse, conduzida pelo presidente do órgão eleitoral, desembargador Kléver Loureiro, no plenário do órgão, na tarde desta segunda-feira, 10, foi prestigiada por juízes federais, parentes e familiares, que acompanharam a leitura do termo de posse e o juramento constitucional dos novos membros do TRE, pela classe de juízes federais.

Em nome dos integrantes do Pleno, o desembargador Rodrigo Malta Lima fez o pronunciamento de boas vindas ao desembargador titular. Ele agradeceu a contribuição dos juízes federais Sérgio de Abreu Brito e Felini de Oliveira Wanderley, que encerraram o quadriênio, rememorou a trajetória acadêmica e profissional do novo desembargador Guilherme Yendo, e citou o desafio das eleições municipais de outubro.

O agora desembargador eleitoral Guilherme Masaiti destacou a importância da Justiça Eleitoral não ficar subordinada a interesses particulares ou partidários. “A nossa missão é zelar pela lisura das eleições, combatendo fraudes e garantindo a igualdade de condições a todos os candidatos. O respeito às normas jurídicas e à Constituição sempre serão o norte que guiará as minhas decisões”, afirmou.

O magistrado ressaltou, ainda, a importância da educação eleitoral e declarou estar ciente dos desafios que surgirão. “Estou igualmente certo de que, com trabalho árduo, dedicação e colaboração de todos os membros deste Tribunal, superaremos cada obstáculo juntos e continuaremos a construir um sistema eleitoral digno da confiança e respeito da sociedade”, finalizou o desembargador eleitoral Guilherme Masaiti.

Na condição de substituto, o desembargador eleitoral Antônio José de Carvalho Araújo destacou sua disposição em contribuir para a realização de um trabalho de qualidade por parte da Corte Eleitoral do Estado. “Tomo posse no cargo de desembargador substituto. Então, nessa condição, meu papel é cooperar, em especial com a Corte, mas também com o desembargador Guilherme, que é o titular, para que este Tribunal realize um excelente serviço público de qualidade, proporcionando eleições livres, democráticas, coordenadas, organizadas, e cooperar para que o trabalho do desembargador titular também seja exitoso”, disse.

O magistrado também destacou as qualidades profissionais do colega. “Um desembargador muito competente, experiente, com uma longa trajetória de trabalho, com uma jurisdição segura, dentro da nossa instituição. Então, o objetivo é somar forças”, acrescentou o desembargador Antônio José. “Eu estou muito feliz, com uma profunda gratidão de estar aqui, fazer parte e trabalhar nesta Corte, que presta um serviço muito importante para o país. Sem eleições democráticas, não temos democracia madura, segura”, finalizou.

O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima, prestigiou a solenidade e destacou a qualidade profissional dos seus colegas. Ele lembrou que o recente relatório sobre o desempenho do Judiciário brasileiro, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é a comprovação disso. O documento aponta que a Seção Judiciária de Alagoas foi uma das únicas a alcançar 100% de produtividade.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade