Estágio: estudantes participam de segunda fase do processo seletivo na Justiça Federal
Os candidatos inscritos no processo seletivo para estágio na Justiça Federal em Alagoas (JFAL), classificados na primeira fase do certame, realizaram nesta quinta, 20, e nesta sexta, 21, a segunda e última fase da seleção. Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Informática, passaram por entrevista e, no caso dos dois primeiros cursos, também realizaram um teste prático de Excel. Para todas as vagas serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem 6 pontos ou mais na nota final. Os aprovados serão convocados conforme demanda em suas respectivas áreas de atuação.
A secretária do concurso, Adriana Amancio, destacou o processo de seleção como “muito positivo”, visto que ocorreu sem qualquer incidente e atendeu a todos os ditames contidos no edital do certame. Ela destacou que a participação de estudantes num processo de estágio representa a oportunidade de agregar valor ao currículo, além de representar uma contribuição para a própria JFAL.
A Justiça Federal em Alagoas é um local de estágio almejado por muitos estudantes de diferentes áreas de graduação, conforme muitos revelam ainda na fase preparatória do certame. No entanto, aqueles que já estão inseridos em uma faculdade da área acabam desejando ainda mais. É o caso de Nathalia Clara, estudante do 3º período de Administração Pública na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). “Estagiar em uma instituição pública é tudo que um administrador público em formação quer. Minhas expectativas são muito boas e eu tenho certeza de que, no caso de ser aprovada, vou poder absorver muitos aprendizados”, contou a estudante.
O estudante do 7º período de Engenharia da Computação na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Gabriel Vitorino de Andrade, é um dos universitários com desejo de trabalhar no setor público. “Tenho muita vontade de trabalhar em uma instituição pública, também conheço algumas pessoas que já trabalharam aqui e só ouvi coisas boas da JFAL”, destacou o graduando.
O estudante Pedro Henrique, também da Ufal, faz o 10º período de Arquitetura e Urbanismo. Otimista, o jovem de 24 anos destacou o nervosismo, mas acredita que se saiu bem na etapa. “Fiquei um pouco ansioso, mas consegui me desenvolver bem e estou confiante”, disse.
Maria Eduarda, estudante de 19 anos, cursa o 4° período de Arquitetura e Urbanismo e também se mostrou otimista. “A entrevista foi tranquila. Dá pra ver que, aqui, o conhecimento do estudante é cobrado e a segurança de selecionar alguém que esteja de fato interessado”, avaliou.