Calculadora de Aposentadoria: ferramenta recebe certificado de boas práticas do Conselho da Justiça Federal
O Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu com certificado de boas práticas a Calculadora de Aposentadoria. O produto, desenvolvido pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em convênio com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) através da residência universitária administrativa, tem como finalidade conceder acesso à informações relativas à aposentadoria dos servidores. Inicialmente, o produto estará acessível apenas para a JFAL, mas deverá ser disponibilizado para todos os servidores públicos federais.
O projeto se destacou durante o Encontro Nacional das Seções Judiciárias, realizado no CJF, em Brasília, nos dias 27 e 28 de junho. O evento serviu para debater aspectos relativos à gestão da Justiça Federal, bem como a promoção da integração intersetorial e fortalecer o trabalho coordenado e em rede entre dirigentes.
Alberto Lavenère, servidor do Núcleo de Gestão de Pessoas da JFAL, ressalta a importância da ferramenta, que vai além do cálculo do tempo de serviço. “A calculadora é importante não apenas para o servidor interessado em saber quando poderá se aposentar. Ela também é uma ferramenta de trabalho para os núcleos de gestão de pessoas e para as seções envolvidas em processos administrativos relativos a aposentadoria, pensão, abono de permanência, entre outros”, afirma. Lavenère acrescenta que a plataforma permite maior agilidade no trabalho, além de assegurar melhor precisão nos cálculos.
O sistema deverá ser disponibilizado para o acesso amplo e restrito durante o mês de agosto, e contará com a inclusão de atualizações legislativas. Uma segunda versão do produto também deverá ser lançada em breve e contemplará as regras especiais da aposentadoria para outras categorias como médicos, professores, policiais e as regras específicas de servidores com deficiência. Diferente da calculadora do INSS, a ferramenta desenvolvida pela JFAL responde ao regimento da aposentadoria do servidor público federal.