Melhorias na extensão PJe+R são apresentadas em webinário
As melhorias desenvolvidas na utilização da extensão do PJe+R foram apresentadas nesta sexta-feira, 28, pela equipe da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), durante o 3º webinário direcionado para os integrantes da residência em tecnologia da Informação (TI). Na ocasião, foram expostos os diferentes produtos derivados do projeto de desenvolvimento acadêmico e tecnológico que acontece na JFAL, principalmente na extensão PJe+R, com melhorias na interação com o usuário, nas telas da extensão e na acessibilidade, dentre outras mudanças desenvolvidas na residência universitária, que acontece na JFAL, fruto de convênio com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Neste webinário, a equipe da residência em TI da JFAL ficou encarregada de apresentar as duas frentes de atuação que vem desenvolvendo para o PJe+R. A primeira concernente à alteração do design da ferramenta e a segunda relativa ao desenvolvimento de testes automatizados, que buscam garantir a integridade da extensão. Antes das modificações serem efetivadas, os usuários da ferramenta puderam enviar sugestões e ideias para a remodelação da extensão, como explicou o diretor de Secretaria da 1ª Vara da JFAL, Felipe Martiniano. “Fizemos um levantamento de informações com o usuário, distribuímos questionários, realizamos entrevistas e nesse processo nos preocupamos também em coletar informações de usuários com situações específicas, como aqueles com acuidade visual reduzida e com daltonismo, que apresentam limitação na percepção de determinado espectro de cores”, contou.
A extensão desenvolvida para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode ser instalada de forma prática nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. A ferramenta torna possível criar filtros para as caixas de tarefas; adicionar atalhos para acesso rápido a determinadas páginas do sistema; vincular e desvincular etiquetas em lote, dentre outras funções. O projeto, por ser uma ferramenta utilizada por milhares de usuários do PJe em todo o país, necessita de uma padronização e a garantia de que as novas funcionalidades não prejudiquem o funcionamento de outras já existentes.
A interação entre o poder público e o ensino superior reflete uma junção de potenciais forças que promovem o desenvolvimento não só tecnológico, mas social de modo geral, como aponta o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rafael Leite Paulo. “A apresentação realizada no webinário mostrou toda a oportunidade valiosa, efetivamente do ponto de vista da universidade, de ter a experiência prática trazida como um dos componentes da formação na graduação e pós-graduação, com espaço efetivo para explorar os temas que são objeto das disciplinas que são exploradas no curso de Ciência da Computação”, destacou o magistrado.
O PJe+R é um projeto que está sendo desenvolvido em uma parceria entre servidores, residentes universitários e juízes de todo o Brasil. A programação de cada um dos envolvidos atua na produção do produto, de forma plural e multifacetada.