Melhorias na extensão PJe+R são apresentadas em webinário

Cortesia

Melhorias no PJe+R garantem que novas funcionalidades sejam adequadas
Crédito da foto: Cortesia

As melhorias desenvolvidas na utilização da extensão do PJe+R foram apresentadas nesta sexta-feira, 28, pela equipe da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), durante o 3º webinário direcionado para os integrantes da residência em tecnologia da Informação (TI). Na ocasião, foram expostos os diferentes produtos derivados do projeto de desenvolvimento acadêmico e tecnológico que acontece na JFAL, principalmente na extensão PJe+R, com melhorias na interação com o usuário, nas telas da extensão e na acessibilidade, dentre outras mudanças desenvolvidas na residência universitária, que acontece na JFAL, fruto de convênio com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Neste webinário, a equipe da residência em TI da JFAL ficou encarregada de apresentar as duas frentes de atuação que vem desenvolvendo para o PJe+R. A primeira concernente à alteração do design da ferramenta e a segunda relativa ao desenvolvimento de testes automatizados, que buscam garantir a integridade da extensão. Antes das modificações serem efetivadas, os usuários da ferramenta puderam enviar sugestões e ideias para a remodelação da extensão, como explicou o diretor de Secretaria da 1ª Vara da JFAL, Felipe Martiniano. “Fizemos um levantamento de informações com o usuário, distribuímos questionários, realizamos entrevistas e nesse processo nos preocupamos também em coletar informações de usuários com situações específicas, como aqueles com acuidade visual reduzida e com daltonismo, que apresentam limitação na percepção de determinado espectro de cores”, contou.

A extensão desenvolvida para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode ser instalada de forma prática nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. A ferramenta torna possível criar filtros para as caixas de tarefas; adicionar atalhos para acesso rápido a determinadas páginas do sistema; vincular e desvincular etiquetas em lote, dentre outras funções. O projeto, por ser uma ferramenta utilizada por milhares de usuários do PJe em todo o país, necessita de uma padronização e a garantia de que as novas funcionalidades não prejudiquem o funcionamento de outras já existentes.

A interação entre o poder público e o ensino superior reflete uma junção de potenciais forças que promovem o desenvolvimento não só tecnológico, mas social de modo geral, como aponta o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rafael Leite Paulo. “A apresentação realizada no webinário mostrou toda a oportunidade valiosa, efetivamente do ponto de vista da universidade, de ter a experiência prática trazida como um dos componentes da formação na graduação e pós-graduação, com espaço efetivo para explorar os temas que são objeto das disciplinas que são exploradas no curso de Ciência da Computação”, destacou o magistrado.

O PJe+R é um projeto que está sendo desenvolvido em uma parceria entre servidores, residentes universitários e juízes de todo o Brasil. A programação de cada um dos envolvidos atua na produção do produto, de forma plural e multifacetada.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade