Diretores de Secretaria discutem cumprimento de metas do CNJ e estabelecem novas métricas
Os diretores de Secretaria da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participaram de reunião para discutir sobre o cumprimento das metas de planejamento estabelecidas no ano anterior pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro, realizado no último mês de junho, também teve como objetivo determinar novas métricas para o ano de 2024.
O diretor de Secretaria da 3ª Vara, Gunnar Dorneles Trennepohl, explica que a reunião serviu para alinhar estratégias para o cumprimento e para a padronização do conhecimento necessário entre as unidades. Trennepohl destaca que a reunião também foi motivada pelo desempenho da Seção Judiciária no mais recente relatório Justiça em Números, de 2024, divulgado em maio pelo CNJ. “A JFAL sempre consegue cumprir as metas. Somos uma das únicas Seções Judiciárias que tem mantido o IPC- Jus em 100%”, completa.
Dentre as metas para o Judiciário brasileiro devem estar o compromisso de julgar mais processos que os distribuídos; julgar processos mais antigos; estimular a conciliação; priorizar julgamentos de processos relativos aos crimes contra a administração pública; reduzir a taxa de congestionamento; estimular a inovação no Poder Judiciário e impulsionar os processos de ações ambientais.