Estágio em Direito: estudantes realizam fases iniciais da seleção

Secom JFAL

Em Maceió, provas foram aplicadas no auditório da JFAL
Crédito da foto: Secom JFAL

Os estudantes de Direito, inscritos no processo seletivo da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), participaram da primeira e da segunda etapas do certame. Na manhã desta sexta-feira, 12, os candidatos responderam às questões objetivas e a subjetiva no auditório da instituição, em Maceió, e nas Subseções de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema, onde serão disponibilizadas as vagas, conforme demanda. O concurso tem como finalidade o preenchimento de cadastro de reserva para estágio não obrigatório nas Varas Federais e na Turma Recursal.

Para a secretária do processo, Adriana Amâncio, a realização desta fase do processo seletivo foi tranquila. “Contamos com um bom número de participantes, que elogiaram o nível da prova e se mostraram bem preparados”, disse. “Os estagiários têm grande importância para a Justiça Federal. Primeiro, pela enorme contribuição que prestam, no caso dos de Direito, na atividade-fim da instituição. E o segundo ponto é que os estagiários trazem novas ideias e perspectivas, contribuindo para a inovação e melhoria dos processos administrativos. Também ganham experiência prática e desenvolvem habilidades profissionais. Esses pontos demonstram como a incorporação de estagiários não só beneficia os estudantes, mas também fortalece a eficiência e inovação da JFAL”, acrescenta Adriana.

Otimismo

Secom JFAL

Luiz Ferreira revelou que admira a atuação da Justiça Federal, o que o motivou a buscar o estágio na instituição
Crédito da foto: Secom JFAL

Além do aprendizado teórico, os estudantes que buscam o estágio visam adquirir prática na área profissional. É o caso de Luiz Ferreira, de 31 anos. Acadêmico do 3° período em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz conta que sempre admirou a instituição e deseja estagiar para acrescentar a experiência ao seu currículo. “O serviço prestado pela Justiça Federal me encanta, por isso, gostaria muito de ter a oportunidade de estagiar aqui e poder vivenciar essa experiência, ver de perto o serviço prestado, além de enriquecer o meu currículo”, completa.

Camila Maturano, do 4° período pelo Centro Universitário de Maceió (Unima), acredita que a Justiça Federal é um ótimo ponto de partida para o aprendizado e para adquirir vínculos com outros profissionais, por isso seu objetivo para que seu primeiro estágio seja na instituição. Otimista, a jovem de 20 anos fala sobre seu desempenho nas provas. “Para avaliações aplicadas pela Justiça Federal, acredito que o nível de conhecimento requisitado é justo. Espero conseguir a aprovação. O estágio aqui é uma oportunidade única, não só para conhecer o funcionamento processual, mas também para criar contatos profissionais”, conta.

Secom JFAL

Laura espera ser aprovada no processo seletivo, com vistas a alavancar sua carreira no futuro
Crédito da foto: Secom JFAL

Discente do 7° período de Direito da Faculdade Delmiro Gouveia, Laura Nunes de 21 anos, avalia as provas e revela que outras pessoas que já passaram pelo estágio da JFAL, a influenciaram positivamente. “No geral, os testes foram de ótima compreensão. Confesso que gostei mais das questões objetivas. Então, estou com boas expectativas para a próxima fase. A Justiça Federal é uma instituição de renome, e conheço pessoas que, a partir do estágio, enxergaram uma oportunidade de começar suas carreiras. Estou me inspirando nessas pessoas e espero ser aprovada para ser uma das próximas estagiárias”, afirma.

Cronograma

Mais de 200 candidatos se inscreveram, sendo 162 apenas em Maceió. Os resultados das provas objetivas e discursivas estarão disponíveis nos dias 22 de julho e 31 de julho, respectivamente. A terceira fase será realizada no dia 9 de agosto, sendo constituída por prova oral, considerando o conteúdo programático disponível no edital e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 14 de agosto.

A banca do processo seletivo é presidida pelo juiz federal Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar e tem, na sua composição, os também juízes federais Raimundo Alves de Campos Júnior; Gustavo de Mendonça Gomes e, na condição de suplente, Sergio Silva Feitosa.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade