Servidores são homenageados no Dia do Homem
O Dia do Homem, celebrado neste 15 de julho, tem a finalidade de conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde. A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) mantém atualizado o calendário de ações de saúde junto aos servidores. E para reforçar a importância do cuidado com a saúde, a Seção de Qualidade de Vida reservou a tarde para lembrar ao público masculino da instituição sobre esse mês especial. A distribuição de um bombom com uma mensagem motivacional foi a forma encontrada para lembrar a data, na tarde desta segunda-feira.
A coordenadora do Espaço Saúde, Carolinne Rodrigues, diz que a iniciativa visa promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho. “A celebração de datas comemorativas, como o Dia Nacional do Homem, faz parte da nossa abordagem para promoção da qualidade de vida no trabalho. A ação faz parte da proposta do Espaço Saúde de estimular o fortalecimento de vínculos entre os servidores e trazer leveza, harmonia e valorização dentro do ambiente de trabalho”, completa.
Paulo Falcão, servidor da JFAL, ressalta a importância da data não só para a saúde masculina, mas também enxerga a necessidade da conscientização sobre os papéis desempenhados pelos homens na sociedade. “É uma data que foi criada para lembrar da atenção à saúde do homem, mas também para que os homens possam refletir sobre a prática de determinados comportamentos relacionados às mulheres, de tal forma que a celebração também visa estimular a iniciativa masculina na luta pela igualdade entre homens e mulheres”, afirma.
O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da JFAL, Sandro Lima, ficou bastante alegre com a iniciativa. “Fico muito contente. Como sempre, o Setor de Qualidade de Vida busca proporcionar momentos especiais para nós, e é muito bom ser lembrado. Acredito na importância destes momentos de felicitações, inclusive em datas menos tradicionais, como o Dia do Homem”, afirma.
Internacionalmente, o Dia do Homem é comemorado em novembro. No Brasil, a data é celebrada no dia 15 de julho e visa a conscientização da população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e física, além de buscar promover nas instituições a reflexão sobre a atuação masculina.