Julho Amarelo: ação de prevenção contra hepatites acontece dia 31 na Justiça Federal

Google

Testagem será feita nesta quarta, 31, das 9h às 12h
Crédito da foto: Google

Com o objetivo de prevenir e diagnosticar hepatites virais, a Seção de Saúde da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realiza nesta quarta-feira, 31, ação de testagens rápidas para detecção das doenças. A iniciativa acontece em alusão à campanha Julho Amarelo e será realizada no Espaço Saúde, localizado no edifício-sede da instituição, no bairro da Serraria, das 9h às 12h. Magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e seus familiares poderão fazer os exames.

A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e serão disponibilizados 40 kits para a testagem rápida de hepatites e também sífilis e HIV. Além da prevenção e diagnóstico, a realização busca informar também sobre a importância da identificação precoce das doenças e os métodos de tratamento disponíveis.

Diagnóstico precoce

A médica da Seção de Saúde da JFAL, Bruna Kellen Wanderley, ressalta a relevância da iniciativa e explica que o diagnóstico precoce pode evitar danos graves à saúde. “A campanha Julho Amarelo é muito importante no que toca à prevenção e compreensão sobre a transmissão das hepatites virais. As testagens são uma forma de realizarmos o diagnóstico precoce dessas doenças, na fase em que elas ainda são assintomáticas. Isso pode prevenir a evolução do quadro para formas graves, como cirrose e câncer do fígado”, afirma.

Ela ainda acrescenta que o acompanhamento médico regular para pessoas já infectadas auxilia no combate ao estigma associado às hepatites virais, o que proporciona a criação de um ambiente no qual as pessoas se sintam mais confortáveis para buscar ajuda e tratamento. Otimista, a médica considera uma ótima oportunidade para os servidores cuidarem da saúde. “A expectativa é de que esse evento seja bem aproveitado pelo nosso público, tendo em vista ser uma oportunidade facilitada pela cooperação dos órgãos participantes”, completa.

Para a testagem, será feito um cadastro durante o horário estabelecido e, em seguida, será feita a testagem com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo. O resultado será fornecido de forma sigilosa e individual por um profissional capacitado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Julho Amarelo

Instituída em 2019, a campanha é reservada a alertar sobre os cuidados com o fígado. As hepatites virais são infecções que acometem o órgão e podem ser transmitidas pelo contato com materiais perfuro-cortantes contaminados e relações sexuais desprotegidas. Na grande maioria dos casos, inicialmente, estas infecções não manifestam sintomas severos, sendo a prevenção e a atualização dos exames de rotina as melhores alternativas.

A Seção de Saúde da JFAL mantém um calendário atualizado de ações preventivas a fim de conscientizar o corpo funcional da instituição sobre práticas saudáveis e também oferece amparo no tratamento de doenças e infecções.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade