Nova edição do Projeto Vozes recebe migrantes e refugiados em Alagoas

Secom JFAL

Próxima etapa do projeto acontece dia 22, no auditório da JFAL
Crédito da foto: Secom JFAL

Os migrantes e refugiados no Brasil serão o público presente na nova edição do projeto “Vozes: narrativas sociais e diálogos com o sistema de Justiça”. A roda de conversa acontece no próximo dia 22, a partir das 14h, no auditório da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), instituição promotora da iniciativa.

Este evento destacará as vivências dos indígenas Warao que migraram da Venezuela para o Brasil. Além dos Warao, o evento contará com a participação de representantes de outras nacionalidades, como Argélia e Guiné-Bissau, enriquecendo ainda mais o debate.

Servidores, advogados, defensores públicos, estudantes, estagiários, pesquisadores, juízes federais e conciliadores poderão prestigiar um momento de visibilidade social e escuta daqueles que não são ouvidos. O coordenador do projeto, juiz federal Antônio José Araújo, destaca a importância da iniciativa na promoção do Direito em uma perspectiva nova e de pouca atenção. “A roda de diálogos desse projeto é uma oportunidade ímpar de promover mudanças significativas e duradouras, assegurando que as vozes daqueles silenciados sejam ouvidas e respeitadas”, contou.

Os juízes federais Antônio José de Carvalho Araújo e Francisco Guerrera realizaram uma visita à Casa de Acolhimento Indígena São Justino Jacobis, em Rio Largo, que abriga refugiados da etnia Warao vindos da Venezuela. A visita, realizada em julho, possibilitou aos magistrados conhecer a fundo as histórias, relatos e desafios enfrentados por essas pessoas, que agora buscarão um diálogo com representantes do sistema de Justiça no auditório da JFAL.

Semana Regional de Conciliação

A iniciativa deste mês de agosto faz parte da Semana de Conciliação e Cidadania, iniciativa da Corregedoria-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e executada pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O evento acontece para oferecer audiências focadas na conciliação, a fim de evitar litígios, bem como ações de cidadania.

Os interessados em participar do encontro podem se inscrever através do formulário eletrônico: https://forms.gle/sreULKoVjRw1DjMv7, devendo doar, no dia do evento, um quilo de alimento não perecível ou um livro de literatura nacional, que serão entregues a instituições beneficentes. O evento também será transmitido para os servidores das Subseções Judiciárias.

Participe. Inscreva-se: https://forms.gle/sreULKoVjRw1DjMv7

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade