Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação fará palestras na primeira semana de setembro
A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPAMAS), no âmbito da Justiça Federal de Alagoas, está com seu calendário de atividades para o chamado “Setembro Amarelo”. Durante a primeira semana do mês, o grupo de trabalho irá promover rodas de diálogos e palestras presenciais, tanto na capital quanto no interior do Estado. A programação ficou definida na semana que passou, durante reunião de planejamento, no gabinete da Secretaria Administrativa (Secad).
No dia 2 de setembro, o evento será realizado no auditório da JFAL, na Serraria, a partir das 14h, e contará com uma apresentação dos membros da Comissão e uma palestra da analista judiciária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Andréa de Azevedo Santa Rosa. Os integrantes da Comissão também visitarão as Subseções e a exposição ficará a cargo da servidora da JFAL e psicóloga Vilma Victal. No dia 3 de setembro, será a vez do evento ser realizado em União dos Palmares; no dia 4, em Santana do Ipanema e, no dia 5, em Arapiraca.
Ambiente saudável
O presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio, juiz federal Francisco Guerrera Neto, explica que o objetivo dos eventos é promover um ambiente de trabalho saudável na JFAL, daí a escolha para as atividades acontecerem no mês de setembro. “Serão eventos importantes para dar forma ao trabalho do colegiado”, destaca o magistrado. “Nosso objetivo também é o de aproximar juízes, juízas, servidores, servidoras, colaboradores e colaboradoras em geral, do trabalho desenvolvido pela Comissão”, acrescenta.
A Comissão também conta, em sua composição, com a juíza federal Camila Monteiro Pullin; a servidora Elisa de Carvalho Salgueiro, indicada pelo diretor do Foro; Alex Sandro Cardoso da Silva, representante do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário em Alagoas (Sindjus-AL); Paulo Sérgio da Silva Falcão, eleito pelos servidores efetivos do quadro; Kátia Rejane Marques dos Santos, como representante dos colaboradores terceirizados; e Andressa Ferreira Vale de Souza, estagiária do setor de Psicologia.
A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação tem, entre suas atribuições, o papel de desenvolver políticas para o enfrentamento do assédio moral, sexual e da discriminação no âmbito da JFAL, bem como auxiliar na análise e apuração dos casos e submeter os relatórios aos setores competentes, atuando no acolhimento das vítimas.