Semana de Conciliação: alunos do 3º ano do ensino médio conhecem funcionamento da Justiça Federal

Secom JFAL

Os estudantes conversaram com o juiz federal Antônio José Araújo
Crédito da foto: Secom JFAL

A Semana Regional de Conciliação e Cidadania, evento realizado até esta sexta-feira, 23, continua com o calendário de atividades. Nesta quarta-feira, 21, os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Adventista, localizado no bairro do Barro Duro, em Maceió, conheceram as instalações da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Os adolescentes fizeram um tour pela estrutura do prédio sede da JFAL e tiveram contato com os servidores da instituição. Além da apresentação teórica, a visita incluiu uma sessão de perguntas e respostas, onde os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre temas relacionados ao Direito, processos judiciais e a importância da independência do Judiciário.

Os estudantes foram recepcionados no auditório da JFAL pelo juiz federal Antônio José Araújo, que apresentou as diferentes vertentes do Sistema de Justiça. O magistrado esclareceu questões de política, hierarquia e finalidade dos órgãos judiciários e perspectiva profissional. “Acredito que seja muito interessante essa visita dos estudantes, pois um dos papeis do Judiciário é preservar os direitos sociais, como a saúde e a educação. Tê-los aqui é o reflexo de uma geração interessada e consciente, a respeito do funcionamento do sistema jurídico”, destacou. A interação proporcionou uma compreensão mais prática dos conceitos estudados em sala de aula, além de uma visão mais realista das carreiras jurídicas.

Secom JFAL

Samuel contou que a visita serviu como oportunidade de conhecer o Poder Judiciário
Crédito da foto: Secom JFAL

Os alunos expressaram entusiasmo com a experiência. Alguns mencionaram que a visita não apenas aumentou o interesse pelo Direito, mas também ampliou a visão sobre a relevância do sistema judicial para a sociedade, como foi o caso do Samuel Erick, 17. “A visita está sendo esclarecedora. É uma oportunidade de conhecer o Poder Judiciário Federal e a função social que o órgão exerce”, afirmou o estudante.

Secom JFAL

A biblioteca foi o local da Justiça Federal que mais chamou atenção da estudante Isabela Alves
Crédito da foto: Secom JFAL

A Isabela Alves, 17, conta que a vontade de cursar Direito a levou a participar da visita a JFAL. “O meu interesse pela área e pela Justiça Federal foram ampliados ao realizar esse passeio. As pessoas aqui são muito acolhedoras e te fazem se sentir à vontade no momento em que a visita acontece. A biblioteca me chamou atenção por ter livros antigos muito bem preservados”, comentou.

A orientadora educacional do Colégio Adventista, Elziane Oliveira, destacou a importância da experiência para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. “A iniciativa foi muito especial, principalmente para aqueles estudantes que têm o desejo de entrar na área do Direito. O contato com o prédio em si e também com o juiz federal foi muito importante. Visitas como essa estimulam o interesse pela área jurídica e promovem um aprendizado mais significativo”, relatou a profissional. A visita à JFAL faz parte de uma série de atividades planejadas pelo Colégio Adventista para oferecer experiências práticas aos alunos.

Na visita guiada pelos servidores do Núcleo Judiciário da JFAL, Helci Júnior e Andrea Gomes, os alunos conheceram, além do auditório e a biblioteca, memorial, recepção e Central de Atendimento, perícia, distribuição, 9ª Vara federal, Polícia Judicial, Cejusc, onde acompanharam audiência virtual de conciliação, Laboratório de Inovação (iLab) e a sala de sessões da Turma Recursal.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade