Comitês Pop Rua planejam novos mutirões e parcerias governamentais
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL), representada pelo Comitê PopRuaJud, participou de reunião ordinária promovida pelo Comitê PopRuaJus para debater a promoção de políticas públicas de atenção voltadas para as pessoas em situação de rua. O encontro, realizado no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, na tarde desta segunda-feira, 9, contou com a presença de magistrados e representantes de órgãos públicos do estado. No encontro, ficou definido que serão realizados novos mutirões, bem como o estabelecimento de parcerias com o Governo e a Prefeitura para a atuação em atividades a serem definidas.
Durante o encontro, o coordenador do Comitê PopRuaJud, juiz federal Antônio Araújo, enfatizou a importância do trabalho conjunto. “A missão do Comitê PopRuaJud é envolver a Justiça Federal e as instituições para promoção de serviços essenciais para a população em situação de rua, escutando empaticamente suas demandas e agindo com o propósito de bem servir aos mais necessitados”, esclareceu.
Dentre os destaques da reunião, ficou definida a importância de uma reunião com o governador do Estado e com o prefeito de Maceió, para a apresentação de um plano integrado de políticas públicas voltadas para essa população vulnerável. Também se discutiu a necessidade de estabelecer um calendário de mutirões interinstitucionais e nas cidades de Arapiraca e Palmeira dos Índios, planejados em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para a prestação de serviços à população em situação de rua desses municípios.
O PopRuaJus é a nomenclatura escolhida pelo Tribunal de Justiça para nominar o comitê interinstitucional, que é uma união das instituições, em atendimento a política incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O PopRuaJud, no âmbito da JFAL, foi inserido nas ações do comitê interinstitucional.
Também participaram da reunião o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas e coordenador do comitê de Pop Rua/Jus, Tutmés Airan; a desembargadora do TRT da 19ª Região, Vanda Lustosa; o presidente do órgão trabalhista, desembargador Marcelo Vieira; o defensor público Isaac Souto; o coordenador dos Direitos Humanos do TJ/AL, advogado Pedro Montenegro; e o representante da Coordenadoria de Integração e Desenvolvimento Social, Rafael Machado.
Também marcaram presença o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Arthur Lima; a representante do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Zumbi dos Palmares (Cedeca), Maria das Graças Bezerra; a representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades/AL), Ana Afra; a representante do Consultório na Rua, Flaviana Belo; o coordenador estadual da população em situação de rua, Kaio Cauan; a representante da Superintendência de Programas Sociais de Alagoas, Maria Célia Palma; a coordenadora técnica da Casa de Ranquines, Maria Selene Costa; a representante do Restaurante do Sesc, Meire da Silva; a representante da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) Pollyanna Alves; e Sérgio Soares, do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR/AL).
Próximos passos
A próxima reunião do Comitê acontece no dia 14 de outubro, no prédio da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), no bairro da Serraria, às 14h. Na oportunidade, os membros do comitê continuarão a alinhar estratégias e ações para fortalecer a rede de atendimento e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Justiça Federal em Alagoas reafirma seu compromisso com a inclusão social e a promoção de direitos, mantendo-se ativa na coordenação e execução de projetos que visam atender aqueles que mais necessitam.