Magistrados visitam Uncisal para divulgar 3ª Semana de Acessibilidade da Justiça Federal em Alagoas
Os juízes federais Antônio José de Carvalho Araújo e Felini de Oliveira Wanderley visitaram a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), na manhã desta terça-feira, 17. O objetivo foi mobilizar coordenadores, docentes e estudantes a participar da 3ª Semana de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Federal em Alagoas, que acontece durante toda a próxima semana, e da quinta edição do Projeto “Vozes: narrativas sociais e diálogos com o Sistema de Justiça”, a ser realizado na segunda-feira, 23.
Durante o encontro, os magistrados conversaram com alunos dos cursos de Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Fonoaudiologia, destacando a relevância do evento para a comunidade acadêmica e a importância do envolvimento dos futuros profissionais da saúde.
O juiz federal Antônio José, coordenador do projeto, enfatizou a necessidade de integrar o conhecimento acadêmico à prática inclusiva no sistema de justiça: “A participação dos estudantes da área de saúde é fundamental para que possamos construir uma sociedade mais inclusiva e justa. O Projeto Vozes é um espaço para que as vozes das pessoas com autismo contribuam para o diálogo e a transformação da sociedade”, explicou ele, numa referência à temática desta etapa do evento, cujo público-alvo são as pessoas com autismo.
Também presente à visitação, o juiz federal Felini Wanderley destacou a importância da defesa da saúde pública em todos os âmbitos. “A integração entre o Direito e a Saúde é importante para garantir a proteção dos direitos humanos, a promoção da justiça social e o acesso universal a cuidados de saúde adequados. Essa relação permite que questões de saúde pública sejam abordadas com uma perspectiva jurídica que assegure a igualdade, a dignidade e a proteção das pessoas, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade”, considerou ele, no contato com estudantes e coordenadores de cursos da Uncisal.
Coordenadores de cursos
A visita foi acompanhada pelos professores Alexsandra Pedrosa, coordenadora do curso de Fisioterapia; Marisa Canuto, coordenadora do curso de Fonoaudiologia; Monique Reis, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional; Aldrya Pedrosa, assessora da coordenação do curso de Enfermagem; e Fernando Fidelis, coordenador do curso de Medicina.
Esta edição do Projeto Vozes terá como tema as pessoas com autismo, que será abordado como parte da programação da 3ª Semana de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Federal em Alagoas. O evento acontece no dia 23 de setembro, às 14h, no auditório da Justiça Federal de Alagoas, localizado no bairro da Serraria. Para se inscrever, clique no link abaixo: https://forms.gle/nYmkM4pKRj8eXtVC6