Ferramentas tecnológicas da Justiça Federal em Alagoas recebem Selo JF5 em Rede

Secom JFAL

Equipe de residentes e servidores da JFAL, que trabalharam nas soluções tecnológicas
Crédito da foto: Secom JFAL

As soluções tecnológicas operadas no âmbito da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e desenvolvidas em convênio com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) passam a contar com o Selo de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região, o JF5. O reconhecimento é destinado à Cassandra, que se propõe a agilizar a expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPV); o Certifica, voltado para identificação de possíveis processos com prevenções nos Juizados Especiais Federais (JEFs); e o Noob, concebido para agilizar a movimentação processual repetitiva, em substituição aos servidores que atuam nas unidades judiciais que utilizam o PJe 2.x (Processo Judicial Eletrônico).

O título representa o reconhecimento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) a questões como o caráter inovador, capacidade de expansão para outros órgãos da JF5, alinhamento aos objetivos estratégicos da 5ª Região. O reconhecimento também destaca o impacto positivo aos clientes do Programa e aos processos de trabalho respectivos, além de se mostrar viável quanto aos aspectos financeiro, tecnológico e operacional.

Com isso, a partir de agora, todos os documentos, artefatos e peças de divulgação relacionados às ferramentas deverão ser acompanhados pela marca “Selo JF5 em Rede”. O diretor da 1ª Vara, Felipe Barbosa Martiniano, participa do desenvolvimento de soluções elaboradas pela residência universitária no âmbito da JFAL. “O selo instituído pela Presidência do TRF5 tem por finalidade premiar projetos que apresentam caráter inovador e relevância dentro do cenário regional”, explica. “A concessão do selo nos motiva ainda mais em seguirmos na busca de melhorias nesses produtos, diante do importantíssimo relevo regional que eles ostentam”, completa Martiniano.

Coroamento

O reconhecimento da inovação, concedido pelo TRF5, representa o coroamento do trabalho desenvolvido na JFAL, com vistas à cada vez mais termos inovações por parte da Justiça Federal em Alagoas. É o que considera Felipe Martiniano. “A certificação ocorrida nos produtos Cassandra, Certifica e Noob coroa todo o trabalho empregado no desenvolvimento destas soluções e nos sinaliza que estamos caminhando no sentido correto, sempre atentos às necessidades da área fim, como forma de otimizar os processos de trabalho dentro dos cartórios judiciais”, finaliza o diretor da 1ª Vara Federal.

Quem também enaltece a iniciativa do TRF5 é o professor da Ufal e da Residência Universitária, que desenvolveu as ferramentas, Erick Barboza, “O recebimento do Selo JF5 em Rede é o reconhecimento da grandeza do impacto das ferramentas que estamos desenvolvendo na residência. Sempre buscamos criar soluções que causem um impacto positivo no trabalho diário da Justiça Federal em toda a 5ª Região", resume. “Receber esse selo é para nós a confirmação de que nossos objetivos estão sendo alcançados e de que nosso trabalho está contribuindo para melhorar a vida dos servidores da Justiça e da sociedade que depende dos serviços da Justiça. Estamos motivados por essa conquista a desenvolver novas soluções e contribuir ainda mais com a Justiça Federal”, complementa ele.

A concessão do Selo JF5 em Rede à Cassandra foi formalizada através das portarias 218, 219 e 220/2024, da Presidência do TRF5 e publicadas no Diário Oficial.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade