Consciência Negra: #FalaJFAL dessa semana recebe Patrimônio Vivo de Alagoas para falar sobre racismo e intolerância religiosa
O racismo e a intolerância religiosa no Brasil são problemas estruturais que afetam de maneira profunda, principalmente as religiões de matriz africana. Templos religiosos, conhecidos como terreiros, são alvos de vandalismo e seus praticantes são frequentemente estigmatizados e perseguidos, reflexo do racismo histórico e da desvalorização das culturas negras no país. A intolerância religiosa e o racismo, muitas vezes disfarçados de liberdade de expressão, ignoram a proteção constitucional da liberdade de crença e reforça desigualdades.
No último dia 12 de novembro ocorreu a sétima edição do Projeto “Vozes: narrativas sociais e diálogos com o Sistema de Justiça”, que teve como público-alvo representantes de movimentos negros em Alagoas. Todo o preconceito que ainda é enfrentado por esses grupos no Brasil só afirma a necessidade urgente de políticas públicas e ações que promovam o respeito e a valorização da diversidade cultural e religiosa. O #FalaJFAL desta semana recebe Mãe Mirian, Patrimônio Vivo de Alagoas que também esteve presente no último Vozes.
O podcast, publicado sempre às terças-feiras, a partir das 14h, é apresentado pelo jornalista Delane Barros, acompanhado da estudante de Jornalismo Rebecca Loureiro. O episódio está disponível no Spotify, Deezer, Youtube Music, Anchor, Amazon Music e também pode ser acessado no link abaixo.