Servidores da Subseção de União dos Palmares realizam exames periódicos da saúde
Os servidores da Subseção de União dos Palmares da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) receberam, nesta terça-feira, 19, a visita das médicas da Seção de Saúde da instituição. O motivo da visita foi a realização dos exames periódicos de saúde. Estes, são elencados por portaria da Direção do Foro e variam conforme sexo e faixa etária, conforme explica a médica Bruna Kellen Wanderley.
“Normalmente esses exames são realizados anualmente, mas se o paciente tem menos de 45 anos e não possui nenhuma comorbidade, podemos sugerir que seja realizado a cada dois anos. Por exemplo, para mulheres com mais de 50 anos são solicitados exames laboratoriais, de urina, ultrassonografia mamária ou mamografia, citologia, colposcopia, oftalmoscopia e colonoscopia”, explica a médica.
Quem atendeu ao convite foi a supervisora administrativa da 7ª Vara, Érica Morgana Albuquerque. Ela avaliou a ação como muito necessária e ressaltou o cuidado com a saúde. “Esse tipo de iniciativa permite que nós, servidores e servidoras, compreendamos melhor como cuidar da saúde, o que também reflete positivamente no nosso desempenho profissional”, considerou Érica. “Além disso, a facilidade de ser atendida no ambiente de trabalho é importante, Não precisei me deslocar e ainda fui atendida de forma prática e eficiente”, pontuou a servidora.
Prevenção
A médica Bruna Kellen Wanderley salienta a importância da realização dos exames como forma de prevenção. “É importante manter o acompanhamento médico de rotina, de forma a prevenir o aparecimento de doenças através dos aconselhamentos médicos periódicos, bem como detectar agravos de forma precoce, melhorando o prognóstico do paciente e tornando o tratamento porventura necessário menos agressivo”, concluiu. Quem também participou da realização dos exames periódicos de saúde em União dos Palmares foi a médica Andreia Souto.
A ação do Setor de Saúde da JFAL já passou pela Subseção Judiciária de Arapiraca e, na próxima terça-feira, 26, segue para a de Santana do Ipanema.