Servidores da Subseção de Santana do Ipanema participam de Exame Periódico de Saúde
Os servidores da Subseção de Santana do Ipanema da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) participaram nesta terça-feira, 26, do Exame Periódico de Saúde. As médicas Andreia Souto e Bruna Kellen Wanderley conduziram o trabalho e, em casos necessários, orientaram a busca por um atendimento médico mais especializado. No dia 14 deste mês, a ação aconteceu na Subseção de Arapiraca, enquanto no dia 19 foi a vez da Subseção de União dos Palmares. O Exame Periódico de Saúde permite identificar fatores de risco relacionados a doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Além disso, é possível diagnosticar precocemente doenças ocupacionais, como lesões por esforços repetitivos (LER/DORT) ou problemas respiratórios em ambientes fechados.
A iniciativa foi muito bem recebida no ambiente laboral. Leandro de Aquino teve o primeiro contato com a ação e apresentou os resultados dos exames de sangue atualizados. “Acho muito importante cuidar da saúde, alinhada ao ambiente de trabalho. A iniciativa é essencial na prevenção e diagnóstico precoce das doenças ocupacionais e mais prevalentes na população em geral”, destacou. O também servidor na Subseção de Santana do Ipanema, Aldo Alves, contou que o momento foi fundamental para se manter alerta em relação à própria saúde. “Os exames periódicos são muito importantes, pois é a ferramenta essencial para avaliar a saúde física e emocional do servidor. Fui embora com orientações sobre os autocuidados, fatores de risco hereditários ou mesmo ligados a meu estilo de vida e no trabalho”, relatou.
O servidor Danilo Sandres já havia participado do Exame Periódico no ano de 2023 e avaliou a ação de forma muito positiva, tendo em vista a aproximação dos servidores com o setor de saúde da JFAL. “O contato com o setor de saúde é extremamente importante, especialmente considerando que nossa rotina de trabalho é intensa e marcada por grandes responsabilidades. Esse fator muitas vezes leva os servidores a adiarem o monitoramento necessário de sua saúde. A iniciativa da Seção Judiciária de Alagoas é exemplar, pois leva os profissionais de saúde diretamente aos servidores, destacando, com dedicação e cuidado, a importância das avaliações periódicas”, comentou.
A médica da Seção de Saúde da JFAL, Andreia Souto, elencou que a ação recebeu e realizou a reavaliação de servidores presentes também no Exame Periódico de 2023, o que só impulsiona a iniciativa. “Tivemos a oportunidade de reavaliar servidores que também participaram do Exame Periódico de Saúde de 2023 e avaliar outros servidores pela primeira vez. Esse evento é de suma importância para diagnóstico precoce, orientação médica para investigação clínica e acompanhamento da saúde do servidor”, considera.
Quem também fez uma avaliação do trabalho foi a médica Bruna Kellen Wanderley. “Para além da promoção e prevenção da saúde, é muito importante realizarmos esse acompanhamento clínico anual dos servidores, pois passamos a conhecer quais patologias incidem com maior frequência na nossa Seção Judiciária, a fim de estabelecer metas de melhorias em relação a esses indicadores”, finaliza.
O Exame Periódico representa a valorização e o cuidado da JFAL em relação ao servidor, acontecendo anualmente em todas as Subseções Judiciárias, além da sede da instituição.