Justiça Federal da 5ª Região divulga relatório geral da 3ª Semana de Acessibilidade e Inclusão
A Justiça Federal da 5ª Região publicou o relatório geral da 3ª Semana de Acessibilidade e Inclusão. O documento apresenta as iniciativas desenvolvidas pelos entes do Judiciário Federal durante evento realizado de 23 a 27 de setembro de 2024. Com o tema, “Acolhendo a Neurodiversidade”, a Semana contou com a participação de aproximadamente 800 ouvintes na Seção Judiciária de Alagoas, que sediou o evento. Após a etapa na JFAL, as demais Seções Judiciárias também promoveram ações dentro da programação.
Durante o evento, foram realizadas apresentações culturais, palestras, cursos e rodas de diálogo. As ações estabelecidas em cronograma da Semana foram definidas pelas Comissões Permanentes de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Federal da 5ª Região (JF5). As atividades desenvolvidas visam contribuir para a mudança da cultura organizacional que envolve transformar valores, atitudes e comportamentos dentro da organização, conforme o relatório, sendo estas denominadas “Ações Estruturantes” e “Ações de aprimoramento”.
Aprovação do plano regional de acessibilidade e inclusão; mapeamento do perfil das pessoas com deficiência na JF5; incentivo da alta administração para maior engajamento do quadro funcional nas ações de capacitação e sensibilização e implantação e aprimoramento de soluções tecnológicas de acessibilidade na Justiça Federal da 5ª Região são algumas das iniciativas.
Ainda de acordo com o documento, entre os destaques do evento estiveram o compartilhamento de práticas para um público externo maior e mais diverso e a utilização de mais recursos de acessibilidade comunicacional, como a audiodescrição para todo conteúdo durante as ações presenciais regionais.
Leia o relatório aqui: