Campanha natalina: Justiça Federal e do Trabalho entregam doações para a população em situação de rua

Secom JFAL

Doações entregues à Casa de Ranquines deverão beneficiar mais de 200 pessoas em situação de rua
Crédito da foto: Secom JFAL

A população em situação de rua terá um pouco mais de conforto neste período natalino. A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19) realizou nesta sexta-feira, 13, a entrega das doações arrecadadas na campanha natalina promovida pelo Comitê Pop Rua Jud. Foram arrecadados itens de higiene, peças de vestuário e toalhas. As doações, destinadas à Casa de Ranquines, beneficiarão mais de 200 pessoas em situação de rua.

O coordenador da Comissão PopRuaJud, juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, ressaltou a importância das conexões construídas a partir de iniciativas como essa. “A caridade é essencial, mas é igualmente importante reafirmar o conceito de direitos. Todos aqui têm direito à dignidade, a um emprego, à moradia, à educação. Quando sugerimos não só a arrecadação, mas também a entrega pessoal das doações, é porque acreditamos que criaremos mais conexões, nos aproximamos de quem mais necessita, fortalecemos nossos laços de apoio e amizade com a sociedade, que transcendem as relações institucionais, levando uma palavra de fé e de esperança aos mais vulneráveis”, considerou.

Secom JFAL

Juiz federal Antônio José: "A caridade é essencial"
Crédito da foto: Secom JFAL

Aprendizado

O magistrado avaliou a ação como mais um aprendizado. “Essa ação é um aprendizado contínuo. Sinto-me profundamente comovido e muito feliz. Nosso papel é articular, unir pessoas e instituições comprometidas, assim como foi agora com a Justiça do Trabalho. Ações como esta sempre trazem um aprendizado, saímos transformados”, considerou o juiz Antônio José.

Durante o momento de entrega das doações, a juíza federal Aline Soares Lucena Carnaúba reforçou o caráter de solidariedade e a promoção do direito a todas as pessoas. “Eu creio que, por meio de ações como essa, estejamos a complementar a missão do Poder Judiciário que, além de aplicar o direito, deve sim, promover, dentro de suas possibilidades, a efetivação de direitos constitucionalmente assegurados a todos e todas”, avaliou o magistrada. “Especialmente, por meio do fomento da solidariedade e do contato direto com os destinatários de nossas decisões. Damos acesso às pessoas, apresentamo-nos e nos enriquecemos como profissionais e pessoas”, finalizou.

Secom JFAL

Juíza federal Aline Carnaúba reforçou a necessidade do espírito solidário
Crédito da foto: Secom JFAL

Iniciativa relevante

A coordenadora da Casa de Ranquines, Maria Betânia Castro, ressaltou a relevância da iniciativa reiterando que o ato de caridade vai além das doações. “Para estas pessoas, além das roupas que recebem, é muito importante ter essas falas e testemunhos de quem assume uma iniciativa como essa, que se sensibilizam com a atual situação do cenário. O ato de caridade também está em receber esse conforto da fala e no prazer de compartilhar do conhecimento das autoridades”, afirmou.

De acordo com Betânia, a Casa de Ranquines recebe pessoas em situação de vulnerabilidade diariamente e por isso as doações são essenciais para suprir as necessidades e proporcionar dignidade para quem precisa. “A rotatividade de acolhidos aqui na casa de passagem é intensa, e 90% dos acolhidos que chegam, vêm apenas com a roupa do corpo, e geralmente já bastante sujas e gastas. Então, assim que chegam, entregamos um kit de higiene com sabonete, escova de dentes, creme dental, desodorante, toalha, uma troca de roupa e já vão para o banho. E essas doações chegam num momento importante porque já estávamos sem roupas para fazer esse acolhimento”, disse.

Secom JFAL

Juíza federal Aline Carnaúba e juiz federal Antônio José fazem entrega de lençóis e roupas a representantes da instituição Casa de Ranquines
Crédito da foto: Secom JFAL

Garantir dignidade

“Nesta época de fim de ano, as pessoas vêm do interior em busca de emprego, muitas vezes não conseguem, vêm para o abrigo e ficam até conseguir alguma oportunidade, o que ocasiona superlotação. Então, tudo o que recebemos de doação nos engrandece, porque vem para suprir no que necessitamos e garantir dignidade aos nossos acolhidos”, concluiu Betânia.

A Casa de Ranquines atua no acolhimento de pessoas em situação de rua há 19 anos. Nesta ação serão assistidas 242 pessoas. As doações passarão por uma triagem, serão separadas e distribuídas para os acolhidos ainda antes do Natal.

Além do coordenador da comissão PopRuaJud, juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, também participaram da entrega das doações a juíza federal Aline Soares Lucena Carnaúba, também coordenadora da comissão, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19) José Marcelo Vieira de Araújo e Vanda Maria Ferreira Lustosa, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) juiz do trabalho Alonso Filho, e a juíza do trabalho Luciana Espírito Santo Silveira.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade