Campanha natalina: Justiça Federal e do Trabalho entregam doações para a população em situação de rua
A população em situação de rua terá um pouco mais de conforto neste período natalino. A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19) realizou nesta sexta-feira, 13, a entrega das doações arrecadadas na campanha natalina promovida pelo Comitê Pop Rua Jud. Foram arrecadados itens de higiene, peças de vestuário e toalhas. As doações, destinadas à Casa de Ranquines, beneficiarão mais de 200 pessoas em situação de rua.
O coordenador da Comissão PopRuaJud, juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, ressaltou a importância das conexões construídas a partir de iniciativas como essa. “A caridade é essencial, mas é igualmente importante reafirmar o conceito de direitos. Todos aqui têm direito à dignidade, a um emprego, à moradia, à educação. Quando sugerimos não só a arrecadação, mas também a entrega pessoal das doações, é porque acreditamos que criaremos mais conexões, nos aproximamos de quem mais necessita, fortalecemos nossos laços de apoio e amizade com a sociedade, que transcendem as relações institucionais, levando uma palavra de fé e de esperança aos mais vulneráveis”, considerou.
Aprendizado
O magistrado avaliou a ação como mais um aprendizado. “Essa ação é um aprendizado contínuo. Sinto-me profundamente comovido e muito feliz. Nosso papel é articular, unir pessoas e instituições comprometidas, assim como foi agora com a Justiça do Trabalho. Ações como esta sempre trazem um aprendizado, saímos transformados”, considerou o juiz Antônio José.
Durante o momento de entrega das doações, a juíza federal Aline Soares Lucena Carnaúba reforçou o caráter de solidariedade e a promoção do direito a todas as pessoas. “Eu creio que, por meio de ações como essa, estejamos a complementar a missão do Poder Judiciário que, além de aplicar o direito, deve sim, promover, dentro de suas possibilidades, a efetivação de direitos constitucionalmente assegurados a todos e todas”, avaliou o magistrada. “Especialmente, por meio do fomento da solidariedade e do contato direto com os destinatários de nossas decisões. Damos acesso às pessoas, apresentamo-nos e nos enriquecemos como profissionais e pessoas”, finalizou.
Iniciativa relevante
A coordenadora da Casa de Ranquines, Maria Betânia Castro, ressaltou a relevância da iniciativa reiterando que o ato de caridade vai além das doações. “Para estas pessoas, além das roupas que recebem, é muito importante ter essas falas e testemunhos de quem assume uma iniciativa como essa, que se sensibilizam com a atual situação do cenário. O ato de caridade também está em receber esse conforto da fala e no prazer de compartilhar do conhecimento das autoridades”, afirmou.
De acordo com Betânia, a Casa de Ranquines recebe pessoas em situação de vulnerabilidade diariamente e por isso as doações são essenciais para suprir as necessidades e proporcionar dignidade para quem precisa. “A rotatividade de acolhidos aqui na casa de passagem é intensa, e 90% dos acolhidos que chegam, vêm apenas com a roupa do corpo, e geralmente já bastante sujas e gastas. Então, assim que chegam, entregamos um kit de higiene com sabonete, escova de dentes, creme dental, desodorante, toalha, uma troca de roupa e já vão para o banho. E essas doações chegam num momento importante porque já estávamos sem roupas para fazer esse acolhimento”, disse.
Garantir dignidade
“Nesta época de fim de ano, as pessoas vêm do interior em busca de emprego, muitas vezes não conseguem, vêm para o abrigo e ficam até conseguir alguma oportunidade, o que ocasiona superlotação. Então, tudo o que recebemos de doação nos engrandece, porque vem para suprir no que necessitamos e garantir dignidade aos nossos acolhidos”, concluiu Betânia.
A Casa de Ranquines atua no acolhimento de pessoas em situação de rua há 19 anos. Nesta ação serão assistidas 242 pessoas. As doações passarão por uma triagem, serão separadas e distribuídas para os acolhidos ainda antes do Natal.
Além do coordenador da comissão PopRuaJud, juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, também participaram da entrega das doações a juíza federal Aline Soares Lucena Carnaúba, também coordenadora da comissão, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19) José Marcelo Vieira de Araújo e Vanda Maria Ferreira Lustosa, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) juiz do trabalho Alonso Filho, e a juíza do trabalho Luciana Espírito Santo Silveira.