Servidores e terceirizados realizam curso de brigada de incêndio
A semana começou com o curso de brigada de incêndio para servidores e funcionários terceirizados da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Nesta segunda e terça-feira, durante todo o dia, o grupo contou com atividades teóricas, realizadas no miniauditório, e práticas, no pátio da instituição. A formação visa oferecer as orientações básicas para enfrentar situações de urgência ou emergência com cenários de incêndio, seja no ambiente de trabalho ou residencial.
As aulas são ministradas pelos bombeiros José Audenor da Silva Junior e José Gomes de Barros Neto e têm carga de 8h. “O curso é de extrema importância para que as pessoas saibam o que fazer em situações emergenciais, a exemplo de como conter um princípio de incêndio a fim de evitar que as chamas venham a se propagar, até a chegada de uma equipe especializada”, explica José Gomes.
Os participantes receberam noções sobre redução de danos ao meio ambiente; primeiros socorros; evacuação segura; avaliação de vítimas; ferimentos; fraturas e hemorragias. “Todos esses procedimentos ensinados visam mitigar os riscos de alguma situação que possa vir a ocorrer no ambiente de trabalho, podendo estas serem quedas, choques, ferimentos e até mesmo uma parada cardiorrespiratória”, completa o bombeiro Audenor.
A iniciativa é fundamentada pela Instrução Técnica nº 17/2021, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a qual determina condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e atualização da brigada de incêndio.