Confraternização dos Juizados Especiais recebe público com café da manhã especial
O público atendido pelos Juizados Especiais Federais (JEFs) na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) teve uma manhã diferente e ainda mais acolhedora nesta quinta-feira, 19. Autores de processos que buscam assistência previdenciária, testemunhas e advogados foram recebidos com um café da manhã e em comemoração ao Natal. A iniciativa surpreendeu aos jurisdicionados e contou com a participação de servidores e magistrados.
O juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, da 9ª Vara, explica que a confraternização tem o caráter simples, mas com grande significado. “Aproveitamos o momento para agradecer a presença de todos, lembrar da chegada do Natal, uma data especial para a humanidade e oferecer um pouco de alegria para as pessoas que buscam o atendimento nos Juizados”, explica o magistrado. “Oferecemos bolo, panetone, torta, suco, refrigerante e água nessa mesa natalina”, complementa.
O juiz Antônio José aproveitou o momento para motivar os advogados e servidores a contribuírem com itens alimentícios para a mesa solidária de alimentos dos JEFs. O objetivo é tornar permanente a mesa solidária, com a finalidade de receber as pessoas que, muitas vezes, saem de localidades distantes e sem alimentação, muito antes do horário de audiência.
Quem também prestigiou a confraternização foi o juiz federal Ângelo Cavalcanti de Miranda Neto, da 14ª Vara, que também funciona como JEF. “É uma iniciativa muito positiva do juiz Antônio José, que tem um coração enorme, um ser humano exemplar, um colega admirável, de reunir todos nos Juizados. Ele já realiza essa recepção, mas nessa época natalina se torna um pouco mais marcante”, afirma o magistrado.
Os Juizados Especiais Federais são órgãos do Poder Judiciário Federal responsáveis por processar, conciliar e julgar ações que envolvam o cidadão e os órgãos da Administração Pública Federal, até o valor de 60 salários mínimos, bem como as infrações de menor potencial ofensivo. Foram criados a fim de que seja possível oferecer uma justiça mais ágil e eficaz a partir da simplificação e redução das etapas processuais. No âmbito da Justiça Federal em Alagoas, são JEFs a 6ª, 9ª e 14ª Varas, em Maceió; a 10ª, em Arapiraca e a 11ª, em Santana do Ipanema.