Justiça Federal em Alagoas e a do Rio Grande do Norte são destaque em boas práticas na área da Tecnologia da Informação

JFAL e JFRN apresentam soluções inovadoras em reunião
Crédito da foto: Cortesia
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) realizaram uma reunião através da plataforma Teams, na manhã desta quinta-feira, 23, para compartilhar boas práticas na construção de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) integradas ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). A iniciativa reforça a importância do trabalho em rede e da cooperação entre seccionais.
Na ocasião, a JFAL apresentou duas soluções desenvolvidas na residência em convênio com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (EASY) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sendo elas, Cassandra, ferramenta que se propõe a agilizar a expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPV); e o Clique e Junte, que automatiza a juntada de documentos no PJe.
A plataforma Cassandra possui o Selo de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região. O título representa o reconhecimento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) a questões como o caráter inovador, capacidade de expansão para outros órgãos da JF5, alinhamento aos objetivos estratégicos da 5ª Região.
A JFRN apresentou dois novos sistemas em implementação, o Higia, voltado à gestão e automação de perícias médicas, e o chatbot Nísia, assistente virtual com inteligência artificial e linguagem acessível para o atendimento ao cidadão.
As ferramentas estão sendo estruturadas para atender a todas as seccionais da JF5, com o propósito de expandir o impacto positivo das soluções e fortalecer a integração tecnológica no âmbito da Justiça Federal.