Justiça Federal recebe vice-diretor da Esmafe5 para instituição de rede de escolas jurídicas

Secom JFAL

Reunião discutiu o alinhamento estratégico das Escolas do Sistema de Justiça
Crédito da foto: Secom JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) recebeu na manhã desta sexta-feira, 14, o atual vice-diretor e diretor eleito para o biênio 2025-2027 da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5), desembargador federal Cid Marconi Gurgel de Souza, para uma reunião de alinhamento estratégico das Escolas do Sistema de Justiça. O encontro foi voltado à instituição de um rede cooperação entre as escolas do Sistema de Justiça e realizado na sala da Turma Recursal, no Fórum Juiz Carlos Gomes de Barros.

Participaram do encontro representantes da Escola de Magistratura do TJAL (Esmal), Escola de magistratura do TRT da 19ª Região, Escola Eleitoral, Escola de Contas do TCE/AL e Escola Superior da Advocacia (ESA).

Secom JFAL

O desembargador federal Cid Marconi encaminhou as pautas gerais
Crédito da foto: Secom JFAL

O desembargador federal Cid Marconi encaminhou as pautas gerais a serem alinhadas, a exemplo da uma agenda conjunta entre as Seções Judiciárias da 5ª Região. “Devemos ter uma agenda em conjunto para identificar o que cada escola está fazendo, identificar os interesses em comum das escolas e criar uma rede no estado de Alagoas, para que juntos possamos aprimorar conjuntamente a capacitação e aperfeiçoamento de magistrados, servidores e todos os profissionais que compõem o Sistema de Justiça”, destacou. Ele também pontuou a criação de um site para a inserção dos calendários de todas as escolas com o objetivo de aproveitamento de eventos de uma escola para outra, bem como a realização de convênios entre as Escolas do Sistema de Justiça e Universidades estrangeiras.

Secom JFAL

Reunião foi realizada na sala da Turma Recursal da JFAL
Crédito da foto: Secom JFAL

Durante o encontro foram identificados diversos temas em comum, que poderia ensejar cursos em parceria das escolas como o uso de ferramentas de inteligência artificial, probidade administrava, precatórios judiciais, prevenção e combate ao assédio no serviço público, entre outros temas afins às escolas envolvidas.

Estiveram presentes na reunião: o diretor do Foro, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima; o desembargador federal Rubens Canuto, vice-diretor eleito da Esmafe do TRF5; o diretor do núcleo da Esmafe em Alagoas, juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), desembargador Fernando de Omena Souza Tourinho, que foi acompanhado pelo juiz coordenador geral da Esmal, Alberto Jorge Barros Lima, e pelo juízes coordenadores setoriais João Paulo Martins e Igor Figueiredo; o Diretor da Escola Judicial da 19ª Região, desembargador Antônio Catão; a diretora da Escola de contas do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), conselheira Maria Cleide Costa Beserra; o diretor-geral da Escola Superior da Advocacia, advogado Daniel Martiniano; e o representante designado pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral, analista judiciário Luís Gustavo Lúcio.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade