Solenidade marca o lançamento da Revista Jurídica em homenagem ao desembargador federal Rubens Canuto

Acontecerá nesta quinta-feira, 20, às 17h, no auditório Min. Pedro Acioli, no fórum juiz Carlos Gomes de Barros, o lançamento da décima edição da Revista Jurídica da Seção Judiciária de Alagoas. A edição, em sua terceira versão eletrônica, tem como homenageado o desembargador federal Rubens de Mendonça Canuto Neto, magistrado egresso da Seção Judiciária de Alagoas, em reconhecimento por sua contribuição significativa para o Direito e a Justiça.

A Revista Jurídica da Seção Judiciária de Alagoas, no seu ano 9, número 10, é reconhecida pela excelência de seu conteúdo, destacando-se como uma publicação de relevância no debate jurídico contemporâneo. O periódico eletrônico, com artigos selecionados entre os concluintes do curso especialização em processo civil, realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, está disponível para consulta no site da Justiça Federal em Alagoas.

A programação também contará com a exibição de um vídeo institucional em homenagem póstuma ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Pedro Acioli, que completaria cem anos neste mês. O vídeo contará com depoimentos de pessoas que trabalharam com o ministro, tanto em Alagoas quanto em Brasília.

O ponto culminante da cerimônia será a palestra do desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, que abordará o tema “Considerações Necessárias sobre o Sistema de Precedentes Adotado no Brasil”. Este tema é de extrema relevância no contexto jurídico atual e proporcionará uma reflexão importante sobre o assunto. A solenidade é uma iniciativa do núcleo da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe/AL).

O diretor do Foro da JFAL, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima, ressalta a importância da programação. “O evento, a um só tempo, congrega uma justa homenagem ao ministro Pedro Acioli, um dos fundadores da Justiça Federal em Alagoas, por ocasião do seu centenário”, resume. “A Justiça Federal presta essa homenagem, inclusive cultivando a sua memória institucional, de um exemplo de magistrado que inspirou e inspira gerações de juízes aqui em Alagoas”, afirma.

A respeito da Revista Jurídica da Seção Judiciária de Alagoas, o diretor do Foro destaca a qualidade do periódico. “É mais uma edição da revista que, nos últimos anos, através do trabalho da Escola de Magistratura Federal, tem ganho importância no cenário acadêmico e científico, em razão das sucessivas edições sobre questões centrais do debate jurídico nacional”, finaliza.

JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade