Solenidade com missa, lançamento de vídeo institucional e homenagens marcam os 20 anos da Subseção de Arapiraca
Solenidade em Arapiraca reúne magistrados e outras autoridades
Crédito da foto: Secom JFAL
O processo de interiorização da Justiça Federal em Alagoas, iniciado em 2005, com a inauguração da 8ª Vara Federal, foi motivo de comemoração na última sexta-feira, 21. A data representa um marco para a instituição e para o município de Arapiraca, que recebeu a Subseção da Justiça Federal há 20 anos. Autoridades, magistrados e servidores participaram do momento comemorativo. A programação contou com celebração religiosa, lançamento de vídeo institucional, descerramento de placa e homenagem aos servidores e funcionários terceirizados mais antigos.

Diretor do Foro, juiz federal Aloysio Cavalcanti recorda sua trajetória profissional na Subseção
Crédito da foto: Cortesia
Em seu pronunciamento no início da solenidade, o diretor do Foro, juiz federal Aloysio Cavalcanti Lima, recordou com carinho os primeiros anos de funcionamento do órgão. Ele lembrou que, na época, era servidor administrativo. “Tudo era novo. Em uma casa alugada, almoçamos e trabalhávamos das 8h às 18h”, recorda. “Foram diversos mutirões de audiências previdenciárias para os quais o INSS e advogados cooperaram decisivamente”, completa o magistrado. “Os juízes, deixando seus trabalhos, vinham de Maceió e de outras Seções auxiliar na incrível demanda da Subseção local.. No pioneirismo judicial, foram inúmeras as operações criminais, de improbidade e de medidas enérgicas deflagradas, a pedido dos entes legitimados”, finaliza o juiz Aloysio Cavalcanti.
O desembargador federal Rubens Canuto foi o primeiro juiz da Subseção
Crédito da foto: Secom JFAL
O desembargador federal Rubens de Mendonça Canuto Neto prestigiou a solenidade e relembrou o início dos trabalhos na 8ª Vara, da qual ele foi o primeiro juiz, e parabenizou todos aqueles que compõem o corpo funcional da instituição. “Aqui me sinto em casa”, declarou. “Para mim, Arapiraca é muito mais do que uma simples lotação. Eu vivi Arapiraca, os servidores viveram Arapiraca. Sempre foi impressionante a dedicação e o comprometimento incondicional dos servidores aqui. Foram momentos muito marcantes na minha vida e que mostram a relevância da instituição para a região. Espero que nossa parceria se solidifique cada vez mais, para que possamos sempre servir bem ao público, porque, afinal, somos servidores públicos. Nossa função aqui não é nos realizarmos pessoalmente ou profissionalmente. Nossa função aqui é ter atenção com aqueles que nos remuneram, e que pagam seus impostos. Parabéns, Arapiraca, pelos 20 anos de Justiça Federal bem sucedidos”, concluiu o magistrado.
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, afirmou que o processo de interiorização da Justiça em Arapiraca trouxe acessibilidade e a garantia de direitos para aqueles que mais precisam. “O maior impacto da Justiça Federal é o fazer Justiça. A instauração desta Subseção possibilitou a acessibilidade aos direitos para as pessoas mais vulneráveis. Como bem sabemos, vivemos em um país muito desigual, e para essas estas pessoas o acesso à Justiça já é algo muito grande. Então, a presença dos senhores aqui, nesta Subseção, mudou a vida de muita gente. O alcance à Justiça de maneira facilitada é uma forma de estender a democracia, é garantir ao cidadão a efetividade dos direitos que ele possui”, declarou Barbosa.
A celebração da missa ficou a cargo do Padre Daniel
Crédito da foto: Secom JFAL
A programação festiva contou com missa em Ação de Graças, presidida pelo padre Daniel, descerramento da placa comemorativa dos 20 anos da Subseção e em reconhecimento à atuação do atual desembargador federal Rubens Canuto, quando juiz da 8ª Vara e homenagem aos servidores com mais de 20 anos de atividade no local, Marta Dolores de Souza e Francisco José Bertoldo e aos funcionários terceirizados Maurício Ferreira e Josimar dos Santos.
A solenidade contou com o lançamento de um vídeo institucional, com falas de magistrados e servidores sobre o processo de instalação da 8ª Vara e a construção do prédio que, hoje, abriga a Subseção, formada, além da 8ª, da 10ª e 12ª Varas. O vídeo está disponível no canal da JFAL no YouTube e pode ser conferido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=AnnuKKd35NM
Auditório da Subseção de Arapiraca ficou lotado na última sexta-feira, 21
Crédito da foto: Secom JFAL
O presidente da Subseção da OAB Arapiraca, Daniel de Macedo aproveitou a oportunidade para comunicar o fortalecimento da parceria com a JFAL. “A OAB, através da Subseção de Arapiraca, se compromete a instalar uma brinquedoteca neste prédio da Justiça Federal e, mais adiante, uma sala sensorial, destinada às crianças que vêm para realizar perícias. Esperamos que seja um espaço de excelência para todos”, afirmou.
Também acompanharam a solenidade os juízes federais Isabelle Marne Cavalcanti, diretora da Subseção; Sérgio Wanderley, Antônio José de Carvalho Araújo, Francisco Guerrera Neto, Kleiton Ferreira; Ângelo Miranda; Camila Monteiro Raimundo Campos, Carlos Vinícius Nobre; Ricardo Barbosa Zagallo; e Flávio Marcondes, além da procuradora-chefe do Ministério Público da União (MPU), Roberta Bomfim; a procuradora-chefe da Procuradoria Federal em Alagoas, Tatiana Cabral Xavier; o juiz Alberto de Almeida, diretor do Fórum do Tribunal de Justiça no município; o procurador da República, Érico Gomes de Souza, além de vereadores da região, servidores, terceirizados e jurisdicionados.

