Juiz federal Antônio José passa a integrar Comitê Nacional da População em Situação de Rua

Evento realizado pelo CNJ discutiu a construção do Plano de Ação PopRuaJud 2025 e também escolheu o magistrado alagoano para o Comitê Nacional da População em Situação de Rua
Crédito da foto: Cortesia
O juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, coordenador da Comissão PopRuaJud, no âmbito da Justiça federal em Alagoas (JFAL) passa a fazer parte do Comitê Nacional da População em Situação de Rua. O magistrado foi nomeado membro do colegiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante evento realizado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam), em Brasília (DF).
A cerimônia, realizada no dia 14 passado, marcou a abertura oficial dos trabalhos da Rede Nacional PopRuaJud e divulgação do Plano de Ação PopRuaJud 2025. “Durante dois dias, em Brasília, participamos da construção do Plano Nacional da Política de Atenção do Judiciário para a População em Situação de Rua. Foi um trabalho bem exigente, com várias oficinas, dois dias intensos.”
PopRuaJud
A Política PopRuaJud foi criada através da Resolução nº 425/2001 do CNJ, com o objetivo de oferecer atendimento prioritário e sem burocracia nos tribunais brasileiros.
O normativo estabelece, entre outros itens, a criação de comitês para promover políticas públicas judiciais; a proposição, coordenação e participação de mutirões de cidadania; a atuação articulada e propositiva dos tribunais para criar e fortalecer redes interinstitucionais de proteção; e a oferta de cursos de formação pelas escolas judiciais e de servidores.