Abertura da Semana Nacional de Saúde conta com serviços à população em situação de rua

Secom JFAL

Juiz federal Hugo Sinvaldo abriu a Semana Nacional de Saúde, iniciativa do CNJ
Crédito da foto: Secom JFAL

Durante toda a semana, acontece a Semana Nacional de Saúde. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e comemora os 15 anos de existência do Fórum Nacional do Judiciário para Monitoramento e Resolução das Demandas de Assistência à Saúde (Fonajus). No estado, a programação é conduzida pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), e conta com uma série de serviços. A abertura, realizada nesta segunda-feira, 7, na Casa de Ranquines, no Centro de Maceió, contou com a presença do presidente do Comitê Estadual de Saúde, o juiz federal Hugo Sinvaldo da Gama Filho, além de outras autoridades.

Nesse período, serão oferecidos serviços à população atendida pela Casa de Ranquines, como saúde bucal e mental, apoio psicológico, coleta laboratorial, entre outros. A estimativa é que sejam contabilizados, pelo menos, 350 atendimentos no local. Além disso, também haverá mutirão de julgamentos de processos relacionados à saúde, bem como atendimento à comunidade quilombola de Santa Luzia do Norte.

O juiz federal Hugo Sinvaldo destacou a integração entre os poderes públicos para o atendimento a quem mais precisa. “Trata-se de uma governança colaborativa; uma construção de pontes, com o objetivo maior de atender à população mais necessitada”, afirmou. Quem também prestigiou o início dos trabalhos foi o juiz federal Antônio José Araújo. Ele aproveitou para lembrar da realização do segundo mutirão PopRuaJud. “Trata-se de uma iniciativa importante do CNJ, para apoiar a população em situação de rua. A Justiça Federal tem esse olhar, tanto que realiza no dia 6 de maio o segundo mutirão para atendimento a esse segmento”, lembrou o magistrado.

Cortesia/PMM

População atendida pela Casa de Ranquines acompanhou o início dos trabalhos
Crédito da foto: Cortesia/PMM

O secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, destacou o entrelaçamento dos órgãos públicos em favor da população mais necessitada. “O momento é de agradecer à Justiça Federal pela parceria. É extraordinário o entrelaçamento em favor daqueles que mais necessitam dos serviços públicos. Esse é um público que precisa de apoio, não de julgamento”, resumiu. O diretor da Casa de Ranquines, frei Vicente Maria avalia que, com esse trabalho e outras ações, Maceió poderá se tornar referência no acolhimento e atendimento à população em situação de rua.

A programação da Semana Nacional de Saúde prossegue nesta terça-feira, ainda na Casa de Ranquines, no Centro da capital, com serviços do Saúde da Gente, promovido pela Prefeitura de Maceió, serviços de saúde bucal e do Consultório na Rua.

Assista entrevista do juiz federal Hugo Sinvaldo à TV Gazeta: https://youtu.be/DQQQzkRM6EA

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.