Abertura da Semana Nacional de Saúde conta com serviços à população em situação de rua
Juiz federal Hugo Sinvaldo abriu a Semana Nacional de Saúde, iniciativa do CNJ
Crédito da foto: Secom JFAL
Durante toda a semana, acontece a Semana Nacional de Saúde. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e comemora os 15 anos de existência do Fórum Nacional do Judiciário para Monitoramento e Resolução das Demandas de Assistência à Saúde (Fonajus). No estado, a programação é conduzida pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), e conta com uma série de serviços. A abertura, realizada nesta segunda-feira, 7, na Casa de Ranquines, no Centro de Maceió, contou com a presença do presidente do Comitê Estadual de Saúde, o juiz federal Hugo Sinvaldo da Gama Filho, além de outras autoridades.
Nesse período, serão oferecidos serviços à população atendida pela Casa de Ranquines, como saúde bucal e mental, apoio psicológico, coleta laboratorial, entre outros. A estimativa é que sejam contabilizados, pelo menos, 350 atendimentos no local. Além disso, também haverá mutirão de julgamentos de processos relacionados à saúde, bem como atendimento à comunidade quilombola de Santa Luzia do Norte.
O juiz federal Hugo Sinvaldo destacou a integração entre os poderes públicos para o atendimento a quem mais precisa. “Trata-se de uma governança colaborativa; uma construção de pontes, com o objetivo maior de atender à população mais necessitada”, afirmou. Quem também prestigiou o início dos trabalhos foi o juiz federal Antônio José Araújo. Ele aproveitou para lembrar da realização do segundo mutirão PopRuaJud. “Trata-se de uma iniciativa importante do CNJ, para apoiar a população em situação de rua. A Justiça Federal tem esse olhar, tanto que realiza no dia 6 de maio o segundo mutirão para atendimento a esse segmento”, lembrou o magistrado.

População atendida pela Casa de Ranquines acompanhou o início dos trabalhos
Crédito da foto: Cortesia/PMM
O secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, destacou o entrelaçamento dos órgãos públicos em favor da população mais necessitada. “O momento é de agradecer à Justiça Federal pela parceria. É extraordinário o entrelaçamento em favor daqueles que mais necessitam dos serviços públicos. Esse é um público que precisa de apoio, não de julgamento”, resumiu. O diretor da Casa de Ranquines, frei Vicente Maria avalia que, com esse trabalho e outras ações, Maceió poderá se tornar referência no acolhimento e atendimento à população em situação de rua.
A programação da Semana Nacional de Saúde prossegue nesta terça-feira, ainda na Casa de Ranquines, no Centro da capital, com serviços do Saúde da Gente, promovido pela Prefeitura de Maceió, serviços de saúde bucal e do Consultório na Rua.
Assista entrevista do juiz federal Hugo Sinvaldo à TV Gazeta: https://youtu.be/DQQQzkRM6EA