Soluções inovadoras desenvolvidas na Justiça Federal em Alagoas são apresentadas no Maranhão

Cortesia

Crédito da foto: Cortesia

As soluções inovadoras, desenvolvidas pela residência administrativa no âmbito da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) estão sendo apresentadas no evento Caravana Conecta e RenovaJud, em São Luís (MA). O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), começou na quarta, 23, e se estende até sexta, 25. O coordenador do Laboratório de Inovação da JFAL (iLab), juiz federal Raimundo Alves Campos Júnior, e os servidores Danilo Sandres, Alberto Lavenère e Jorge Torres representam a instituição.

Na oportunidade, estão sendo apresentadas as soluções inovadoras Calculadora de Aposentadoria e Sei+. As ferramentas foram desenvolvidas em convênio com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e possibilitam o aumento da produtividade dos servidores.

Cortesia

Crédito da foto: Cortesia

Automatização

A Calculadora de Aposentadoria é uma aplicação inovadora que automatiza o cálculo das projeções de aposentadoria ao utilizar algoritmos avançados e proporciona precisão e confiabilidade ao processo. O SEI!+ surge como uma solução para melhorar a gestão de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e impulsiona a eficiência, precisão e produtividade através de uma série de funcionalidades inteligentes, a exemplo da visualização abrangente com gráficos de processos parados, controle aprimorado de processos e validação de tramitação entre setores.

O foco do encontro é o compartilhamento de boas práticas e experiências inovadoras, com vistas a identificar soluções com potencial de replicação nacional, além da escuta ativa de demandas regionais. Em toda a programação, estão previstas 22 apresentações, divididas em três áreas: ferramentas de Inteligência Artificial, iniciativas tecnológicas e inovações não tecnológicas. De acordo com a programação oficial, disponível no site do CNJ, os projetos abordam desafios relevantes do sistema de justiça, como auditoria fiscal, combate ao trabalho análogo à escravidão e identificação de precedentes jurídicos, com soluções voltadas tanto ao público do Judiciário quanto ao público externo.

A capital maranhense também sedia, nesta semana, a primeira edição regional do Fest Labs, evento anual que reúne laboratórios de inovação do Poder Judiciário para debater e compartilhar soluções tecnológicas. A programação reforça o papel central da inovação colaborativa como ferramenta de transformação institucional e busca o debate em torno de soluções criativas e sustentáveis.

Secom JFAL
Institucional
Carta de Serviços
Concursos e Seleções
Comunicação
Juizados Especiais
Turma Recursal
Transparência
Plantão Judiciário
mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade