Estágio em Direito: candidatos lotam auditório da Justiça Federal para primeira e segunda etapas da seleção

Secom JFAL

Mais de 250 estudantes realizaram a primeira e a segunda etapa do processo seletivo para estágio na JFAL
Crédito da foto: Secom JFAL

Sonho, oportunidade e renome. Estes são alguns dos sentimentos dos candidatos interessados em estagiar em Direito na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Na manhã desta segunda-feira, 26, mais de 250 estudantes compareceram à Seção Judiciária de Alagoas e às Subseções de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema para a realização da primeira e segunda etapas do processo seletivo. Com duração de 5h, os candidatos responderam questões objetivas e subjetivas com temáticas relacionadas ao Direito.

A secretária do certame, Adriana Amancio de Oliveira avalia a aplicação das provas como tendo sido tranquilo. Ela lamenta o número de inscritos faltosos. Para Adriana, a quantidade de ausências surpreende. “São estudantes que podem estar perdendo uma oportunidade capaz de contribuir muito positivamente no crescimento pessoal e profissional”, considera. Em Maceió, 192 inscritos faltaram à etapa inicial, nesta segunda-feira. Também foram registradas 49 ausências em Arapiraca; um em União dos Palmares e sete faltosos em Santana do Ipanema.

Secom JFAL

Muitos estudantes já ingressam no curso de Direito com o objetivo de seguir na magistratura, como é o caso de Ana Júlia
Crédito da foto: Secom JFAL

Ana Júlia Sampaio, 21, estudante do 3° período, pretende se dedicar à magistratura, daí seu interesse em estagiar na Justiça Federal. “Em princípio, quero advogar, mas pretendo chegar à magistratura, então estagiar aqui seria a oportunidade perfeita para ter esse contato inicial”, revela. Ela também avalia o nível das provas aplicadas na etapa inicial do certame. “As questões foram claras e objetivas. A maioria dos assuntos eu já tinha estudado na faculdade. Os conteúdos constantes no edital e que eu ainda não tinha visto em sala de aula, estudei sozinha”, complementa.

Secom JFAL

O estudante Felipe Calheiros contou que o conteúdo cobrado condiz com o nível da instituição e que o exame foi tranquilo
Crédito da foto: Secom JFAL

O estudante Felipe Calheiros, de 19 anos, também deseja o caminho da magistratura e revela suas expectativas com a possibilidade de realizar seu estágio na JFAL. “Foi um momento novo para mim. Foi a primeira vez que participei de uma seleção, mas o processo foi bastante tranquilo, tanto as questões objetivas, quanto subjetivas. Acredito que o conteúdo cobrado foi condizente com o nível da instituição. As expectativas são boas. Agora, é torcer para passar para a terceira fase”, disse, bem-humorado.

Quem também participou do processo seletivo foi Dheneffer Laryssa. A candidata de 19 anos, cursa o primeiro período de Direito e revela que, para ela, estagiar na JFAL é um sonho. “Ainda estou no 1° período, então fiz a prova para adquirir experiência, porque eu já tinha a curiosidade de saber como era participar de um processo seletivo assim. Se eu for aprovada, vai ser uma oportunidade incrível. É um sonho meu estagiar aqui na Justiça, considerando que desejo tentar outros concursos, já começar minha carreira em um órgão público de renome seria muito interessante”, declarou a estudante, ciente do que consta no edital, de convocação apenas para estudantes matriculados a partir do 5º período do curso..

A terceira fase da seleção consta em exame oral, a ser realizado no dia 30 de junho, às 8h, no auditório da JFAL. Os candidatos classificados nas Subseções serão arguidos na mesma data, por videoconferência. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 2 de julho. Os aprovados neste certame serão convocados mediante demanda e necessidades das Varas Federais e da Turma Recursal.

Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade