Diretores de Secretaria da Justiça Federal realizam capacitação para servidores da Procuradoria da República sobre uso do PJe 2.x

Treinamento para servidores da Procuradoria da República foi realizado em ambiente virtual
Crédito da foto: Cortesia
A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realizou na manhã desta quarta-feira, 23, treinamento sobre a utilização do sistema processual PJe 2.x para servidores da Procuradoria da República em Alagoas. A capacitação, realizada em plataforma virtual, faz parte do cronograma de implantação da ferramenta, cuja aplicabilidade tornou-se obrigatória para peticionamentos desde 14 de julho. A formação, conduzida pelos diretores de Secretaria Gunnar Dorneles Trennepohl, Felipe Barbosa Martiniano e Ulisses Boia, na condição de instrutores, contou com a participação de 35 servidores e procuradores do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF).
O PJe 2.x vem sendo gradativamente implantado na 5ª Região, estando, atualmente, em funcionamento nos Juizados Especiais Federais, Turmas Recursais, Turma Regional de Uniformização de Jurisprudência e na Primeira Turma Adjunta do Tribunal. A iniciativa atende às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de modernização, eficiência e integração entre os tribunais brasileiros e possibilita usuários do sistema de todo o país a terem acesso padronizado a funcionalidades já disponíveis na Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), na promoção de interoperabilidade, sustentabilidade e compartilhamento de soluções entre os tribunais.
De acordo com o diretor de Secretaria da 3ª Vara, Gunnar Dorneles Trennepohl, o objetivo pretendido pelo treinamento é facilitar a unificação de sistemas e a plena utilização da nova plataforma. “Os Juizados Especiais Federais (JEFs) já utilizavam o PJe 2.x, e agora toda da 5ª Região irá utilizar. Então, a capacitação contribui para esclarecer dúvidas sobre o uso. Além disso, a utilização de um sistema único facilita não só o peticionamento, como também o trabalho de todos”, explicou Trennepohl.