14ª Vara Federal de Alagoas estreia ferramenta inédita de comunicação processual

Iniciativa irá favorecer a notificação das partes dentro do próprio processo
Crédito da foto: Secom JFAL
A 14ª Vara da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) deverá liderar os testes da fase beta do SuperChat, nova ferramenta de comunicação interna desenvolvida para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). A iniciativa busca modernizar o diálogo interno entre os próprios servidores e entre magistrados e servidores, promovendo mais agilidade, transparência e eficiência no fluxo de trabalho. A fase de testes começa esta semana e deverá se prolongar pelos próximos dias.
Desenvolvida como uma extensão de navegador, o SuperChat permite que mensagens sejam trocadas diretamente dentro dos processos judiciais, com registro automático na própria ferramenta para visualização exclusiva dos usuários internos da Vara. Entre os recursos disponíveis estão a centralização das mensagens vinculadas a cada processo, o serviço de menções a usuários com notificações automáticas (semelhantes às utilizadas em ferramentas modernas de comunicação) e a atribuição de tarefas com rastreio de realização por meio de sistema de check-in-box.
Avaliação do sistema

Durante a fase de testes, a equipe da 14ª Vara será a primeira a utilizar o sistema e fornecer impressões sobre sua usabilidade, pontos fortes e aspectos que podem ser aprimorados. O acompanhamento será feito pelos coordenadores da Residência em Tecnologia da Informação da Justiça Federal de Alagoas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O diretor de Secretaria da 14ª Vara, Ulisses Boia, explica que a iniciativa irá contribuir para centralizar as informações discutidas referentes ao processo em um só lugar, a partir de uma extensão de navegador. “Ou seja, será importante como ferramenta de comunicação interna processual da Vara. Haverá, para cada processo, um compilado de eventuais discussões acerca daquela demanda”, explica. “Além disso, a ferramenta permite fazer menções ao usuários, assim como acontece nos modernos aplicativos de mensagens, de modo a direcionar uma mensagem a um usuário específico, que será notificado”, acrescenta Boia.
Após essa etapa inicial, o SuperChat será expandido para outras unidades da JFAL e demais Seções Judiciárias vinculadas ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região. A expectativa é consolidar um modelo eficiente de comunicação interna no PJe, alinhado às demandas do Judiciário contemporâneo.

