Campanha Natal Solidário na Justiça Federal arrecada quase 5 mil itens de roupas para a Casa de Ranquines
Natal Solidário contou com arrecadações da JFAL e do TRT
Crédito da foto: Secom JFAL
A manhã desta sexta-feira, 5, foi de muita emoção para as pessoas atendidas na Casa de Ranquines, no Centro de Maceió. Pela manhã, houve a entrega de quase 5 mil itens arrecadados pela campanha de Natal Solidário, promovida pela Comissão PopRuaJud junto a magistrados, servidores, estagiários e funcionários terceirizados da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Cada peça foi lavada, separada por gênero e tamanho, antes de ser encaminhada na manhã desta sexta-feira, 5, para o local. As doações formam um kit com, no mínimo, três peças cada. Além disso, na mesma ação, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT 19) entregou kits de higiene pessoal para as pessoas atendidas no local.
"Se olharmos com atenção, não viemos doar, mas receber uma troca de esperanças", disse o juiz Antônio José Araújo
Crédito da foto: Secom JFAL
O trabalho é um desdobramento da escuta acolhedora, promovida junto ao público atendido na casa de passagem. O juiz federal Antônio José Araújo destacou a importância do ato, ao destacar que o momento vai além da simples entrega de peças de roupa. “Aqui é um momento de escuta, em reconhecer o direito de todos”, afirmou. “Essa escuta é fundamental, porque, como juízes, somos julgadores, daí a necessidade de conhecermos a realidade, porque a cidadania não pode ser um direito de poucos, mas de todos”, completou o magistrado. “Na verdade, se olharmos com atenção, não viemos doar, mas receber uma troca de esperanças”, disse.
Desembargador Marcelo Vieira, ouvidor do TRT, também participou da visita à Casa de Ranquines
Crédito da foto: receber uma troca de esperanças
O magistrado aproveitou para reconhecer a importância da uma atuação conjunta entre a JFAL e o TRT, pois são duas instituições que precisam atuar de forma irmanada para que fiquem à disposição naquilo que estiver ao alcance de cada uma, em suas áreas de atuação. O ouvidor do TRT, desembargador Marcelo Vieira, em nome do órgão colegiado, fez a entrega de material de higiene pessoal e desejou que o Natal Solidário seja um gesto permanente de fraternidade. A desembargadora Vanda Lustosa disse que o TRT está empenhado em promover, cada vez mais, cursos de qualificação que promovam a reinserção no mercado de trabalho, de pessoas atendidas pela Casa de Ranquines.
Frei José Maria ressaltou o papel da caridade e lembrou da audiência de Amarildo, conduzida pelo juiz Antônio José e que viralizou na internet
Crédito da foto: receber uma troca de esperanças
O gestor da Casa de Ranquines, frei José Maria, recordou uma audiência realizada pelo juiz federal Antônio José, em setembro deste ano, para atender a uma pessoa em situação de rua. “Essa é uma expressão da caridade”, disse. O caso citado pelo religioso foi o de Amarildo Francisco dos Santos, que passou por uma audiência para concessão de benefício previdenciário. Com processo em andamento na JFAL, ele não conseguia se deslocar para participar de audiência e nem conseguia receber as citações oficiais por não ter endereço fixo. Identificado por um servidor da Justiça Federal, o caso foi resolvido no local em que Amarildo estava, ou seja, numa das ruas do bairro da Levada, em Maceió. O caso viralizou na internet.
Pessoas atendidas pela Casa de Ranquines fizeram declarações de agradecimento
Crédito da foto: Secom JFAL
A programação desta sexta-feira também contou com depoimentos emocionados de pessoas atendidas pela Casa de Ranquines, alguns referentes à atuação da servidora Ana Paula Paiva, responsável por fazer a separação das peças doadas, lavar cada uma delas e separar, por tamanho e gênero. A festa de Natal está marcada para o próximo dia 19, na Casa de Ranquines, com atrações musicais, distribuição dos presentes e uma ceia.

