Justiça Federal em Alagoas recebe reconhecimento como exemplo de inclusão social

Reconhecimento Exemplo Inclusivo foi entregue ao juiz federal Antônio José no dia 1º de janeiro
Crédito da foto: Cortesia/TV Pajuçara
O trabalho de inclusão social, realizado ao longo do ano de 2025 pelo juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, recebeu o reconhecimento do programa Fique Alerta, da TV Pajuçara. O magistrado recebeu o Prêmio “Alerta de Ouro 2025”, com a condecoração de Exemplo Inclusivo, concedido no primeiro dia de 2026. O reconhecimento decorre da atuação do juiz federal, quando realizou audiência na rua para atender Amarildo Francisco dos Santos Silva.
Durante a homenagem, o magistrado ressaltou que a medida buscou assegurar a efetividade da prestação jurisdicional diante de um contexto de hipervulnerabilidade, no qual a urgência e a exposição a múltiplas formas de violência exigem respostas institucionais adequadas. “A pessoa em situação de rua vive em condição de hipervulnerabilidade, exposta a diversas formas de violência e a situações de emergência. Por isso, deve ter prioridade na tramitação processual. No caso do Amarildo, a audiência na rua foi a forma encontrada para conferir máxima celeridade ao pedido, inclusive com a antecipação da inspeção judicial para verificação do requisito da miserabilidade. Para que o serviço público seja realmente eficiente, ele precisa se ajustar às necessidades de quem busca seus direitos, especialmente de quem se encontra em maior vulnerabilidade socioeconômica”, ressalta.
Além das atividades jurisdicionais ordinárias, a JFAL desenvolve, anualmente, ações voltadas à aproximação institucional e à ampliação do acesso a direitos, como os Mutirões PopRua e o Projeto Vozes. As iniciativas têm como foco a escuta qualificada, a identificação de demandas e o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a atuação interinstitucional e a garantia de direitos da população que mais necessita.
Você pode assistir ao vídeo clicando AQUI

