Tahan: ferramenta inovadora funciona para cálculo de proventos de aposentadoria

Secom JFAL

Nova ferramenta desenvolvida pela JFAL poderá ser utilizada por todos os órgãos que integram o Judiciário Federal
Crédito da foto: Secom JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL), em parceria com o Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolveu ferramenta inédita para o cálculo de proventos de aposentadoria dos servidores. O Tahan, atualmente em funcionamento na JFAL, é direcionado às unidades de folha de pagamento e poderá ser utilizado por todos os órgãos que integram o Judiciário Federal e o Ministério Público Federal. A aplicação visa estipular os maiores valores dos proventos de aposentadoria a serem recebidos pelos servidores, mediante análise de tabelas de remuneração da carreira do Judiciário Federal, de acordo com a legislação vigente.

O supervisor de Legislação de Pessoal da JFAL, Alberto Lavenère, atuou no desenvolvimento e monitoramento da ferramenta e explica como surgiu a ideia de criar um produto voltado para esta finalidade. “O Tahan foi desenvolvido para suprir uma necessidade das Seções de folha de pagamento. Quando um servidor se aposentava, despendíamos de muito tempo na elaboração de planilhas manualmente, mais de uma semana, para calcular todas as contribuições ao longo da vida do servidor, corrigir valores pelo índice de inflação, aplicar fórmulas de cálculo da aposentadoria, do percentual e da média. Era muito tempo para realizar o levantamento da vida contributiva inteira do servidor, até chegar ao valor real dos proventos a que ele teria direito a receber, considerando os valores contados a partir de julho de 1994. Com o Tahan, todo esse passo a passo é feito em aproximadamente uma hora, e de forma automatizada”, explica Lavenère.

O novo sistema também permite a emissão de certidões como a Relação das Remunerações de Contribuições (RRC), a geração de planilhas em formato Excel, para fácil conferência de valores, e o cálculo do Benefício Especial (BE) dos servidores que migraram do regime federal para a previdência complementar. Além de mensurar os proventos que serão recebidos por cada servidor durante a aposentadoria e emitir certidões, o Tahan garante celeridade e eficiência na administração da instituição.

“É um ganho de produtividade e economia de força de trabalho muito grande. O servidor fica disponível para atuar em outros processos. E, consequentemente, para a administração é uma economia monetária também, porque aquela força de trabalho que antes demorava uma semana para realizar uma atividade, agora, realiza em uma hora. Então, além da economia de recursos para a administração, é uma otimização de toda a cadeia produtiva. Também ganhamos na segurança e exatidão dos cálculos. Porque com planilhas manuais existe margem para uma série de erros. Ou seja, com o Tahan também minimizamos esses possíveis erros de cálculos manuais”, completa Alberto.

Em novembro de 2025, o Tahan foi apresentado no III Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, a Calculadora de Aposentadoria, também desenvolvida pela parceria entre a JFAL e o Easy Ufal, que permite que o servidor saiba a data de encerramento do seu ciclo laboral de com precisão, foi reconhecida como uma das oito melhores boas práticas do Poder Judiciário brasileiro.

Tahan

O nome da ferramenta deriva do pseudônimo “Malba Tahan”, do escritor e matemático brasileiro Júlio César de Mello e Souza. Um de seus livros mais famosos é titulado “O Homem que Calculava".

A ferramenta está disponível no link: https://calculadoradeaposentadoria.jfal.jus.br/tahan/

Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Ícone do chatbot