Tribunal elege lista tríplice para desembargador federal da 5ª Região
Os integrantes do Tribunal Regional Federal da 5ª Região escolheram, na última quarta-feira (06/06), em sessão realizada no plenário, os nomes dos juízes federais que vão compor a lista tríplice para nomeação de desembargador federal, em substituição ao atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia, recentemente promovido. O diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas, Paulo Machado Cordeiro está entre os três juízes mais votados para compor a lista tríplice.
Além de Paulo Cordeiro estão entre os mais votados os juízes federais Edílson Pereira Nobre Junior e Manoel de Oliveira Erhardt. Foram também votados os magistrados: Francisco Roberto Machado, Rogério de Menezes Fialho Moreira, Ricardo César Mandarino Barreto e Alexandre Costa de Luna Freire.
Em preliminar suscitada, o Tribunal rejeitou proposta do Juiz Federal Sergio Wanderley de Mendonça que propunha sabatina aos magistrados, como critério para escolha dos nomes, sob o fundamento da falta de previsão legal.
O pleno afastou ainda eventual impedimento de ser votado do juiz federal Ricardo Mandarino, que havia feito consulta ao órgão colegiado, em virtude de compor o Conselho Nacional do Ministério Público.
A sessão foi histórica por ser a primeira votação aberta para escolha de magistrado promovido à segunda instância noTribunal, em cumprimento à Resolução nº 06 de 03/09/2005, do Conselho Nacional de Justiça.
A lista será encaminhada ao Presidente da República, que fará a escolha, dentre os três, e nomeará o próximo Desembargador Federal.
Fonte: TRF5