Presidente do TRF5 se reúne com juízes federais diretores de Foros do Nordeste
Juízes diretores de Foros da Justiça Federal da 5ª Região, formada pelos Estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará se reuniram ontem (21/08) na Seção Judiciária de Alagoas como o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador José Baptista de Almeida Filho, para discutir questões orçamentárias e administrativas da Justiça Federal nesses Estados.
Segundo informações do responsável pelo setor de orçamento e finanças do TRF5, Sebastião Campelo, a proposta orçamentária para 2008 vai para o Congresso Nacional até o dia 31 de agosto. “É preciso, portanto, informar e manter o controle das necessidades orçamentárias, além dos créditos adicionais”, ressaltou.
A realização de um concurso público para atender a carência de pessoal existente no TRF5 foi outro ponto de pauta da reunião. O concurso será realizado pela Fundação Carlos Chagas e o edital deverá ser publicado ainda este ano.
Foi apresentado um cronograma para treinamento, de 27 a 31 de agosto para as áreas de informática, recursos humanos, assistência jurídica a carentes, custeio, dentre outros temas onde há necessidade de qualificação.
Para uniformizar os procedimentos do sistema de informática foi proposta a criação de um Comitê de Informática e Tecnologia da 5ª Região. O objetivo é que procedimentos como controle de freqüência, patrimônio, adicional de qualificação e outras demandas possam ser feitos da mesma maneira nos seis Estados. A metodologia será dirigida para a área administrativa, uma vez que a área específica jurisdicional não enfrenta problema de divergências no setor.
Durante a reunião, o desembargador presidente José Baptista falou sobre um cronograma de homenagens ao mais antigo desembargador em atividade no País: Ridalvo Costa, que vai se aposentar. Em Alagoas, na primeira quinzena de setembro, haverá um concurso de monografias em homenagem ao desembargador do TRF5.
JF/AL